10 Plugins Obrigatorios Para Nova Instalação do WordPress

By | outubro 9, 2009

wordpress logo specialO WordPress é uma ferramenta web de gerenciamento de conteúdo, usada maioria dos blogs atuais da internet, inclusive neste humilde deste escriba. Este software é grátis e pode ser baixado do site wordpress.org, enquanto o site wordpress.com é algo similar ao Blogger, mas usando o WordPress.

Algo que diferencia o WordPress de outras ferramentas do gênero é a capacidade de expandir suas funções via plugins. Com seu código fonte aberto, muitos desenvolvedores ao redor do mundo passaram a dedicar seu tempo em criar estes plugins para melhorar o uso do WordPress. Existem milhares de plugins para baixar no site do wordpress.org.

O problema é que muitos deles podem causar mais problemas do que ajudar, podem ser bem bonitinhos mas ordinários, ainda mais se o teu blog tiver um bom número de visitas, podem causar elevação do uso de CPU já que o WordPress é um consumidor de CPU.

Evite plugins que gravam no banco de dados a cada visita, como de estatísticas tipo Popularity Contest e escolha um bom serviço de hospedagem que permita analisar o uso de CPU. Existem muitas ferramentas externas que podem trazer o mesmo benefício sem causar problemas de uso de CPU, leia meu artigo de como otimizar o WordPress e evitar problemas.

Os plugins de WordPress que eu uso.

Atualmente uso 26 plugins no meu WordPress, alguns que o próprio tema exige. Vou listar aqui somente os que acho indispensáveis.

1. Akismet.

O Akismet checa cada comentário inserido no seu blog para verificar se é spam ou não.

2. Feedburner FeedSmith.

Todo acesso ao endereço URL do feed RSS é redirecionado para o do FeedBurner de forma que você possa mapear cada novo assinante. Também melhora o uso de CPU.

3. Google XML Sitemaps.

O plugin gera um sitemap (mapa do site) de todos os links que você tem, de forma que os robôs do Google, Yahoo e MSN possam navegar melhor no seu site.

4. Seo Title Tag.

O SEO Title Tag inverte o título de cada página do WordPress com o nome do blog, colocando o título na frente. Isso é uma forma de melhorar o ranking de cada página nas páginas de pesquisa do Google por exemplo.

5. Robots Meta.

O Robots Meta permite que você bloqueie certas páginas de serem mapeadas pelo Google, dando mais prioridade as que você acha mais importantes.

6. Similar Posts.

Através dos seus marcadores (Tags) o plugin consegue relacionar artigos similares para você colocar no rodapé ao final de um determinado artigo. Gostei deste plugin devido ao fato que ele tem um sistema de cache e não afeta o uso de CPU do wordpress.

7. Subscribe To Comments.

Este plugin deixa com que os comentários possam ser atualizados e enviado s por email para quem quiser. Desta forma quem está interessado na conversa pode voltar ao site quando houver uma nova notícia via comentário.

8. Contact Form 7.

Permite criar formulários de contato bem customizados de forma segura.

9. WP-DBManager.

Um gerenciador do banco de dados MySQL do WordPress, permitindo fazer backup automático, otimizar e compactar tabelas, fazer pesquisas no banco, esvaziar tabelas e tantas outras coisas.

10. WP Super Cache.

Talvez o plugin mais essencial de todos. Sem ele o meu blog não funcionaria pois devido a quantidade de visitas e carga de CPU utilizada, eu precisaria de um servidor bem mais caro do que uso no Media Temple. O Super Cache cria páginas estáticas de forma que a cada visita o WordPress não necessite fazer uma busca no banco de dados.

Outros Plugins Que Uso no WordPress

Outros plugins que uso mas não acho que são obrigatórios para todo mundo:

Bad Behavior
Code Markup
Ozh Better Feed
Post Teaser
Post Thumb Revisited
runPHP
Use Google Libraries
WP-EMAIL

8 thoughts on “10 Plugins Obrigatorios Para Nova Instalação do WordPress

  1. Raquel C Loyola

    Olá,
    Eu criei um blog com o wordpress, mas ainda estou aprendendo como usar.
    Eu criei o arquivo .htacess, pq nao ele não existia, achei q o próprio wordpress fosse preenchê-lo a medida q fosse fazendo alterações, mas hj qdo fui editá-lo para configurar o plugin Wp Super Cache vi que ele está em branco.
    Eu não sei q tipo de informações deveria ter nele, pode me ajudar?

    Abraços

    Reply
  2. Raquel C Loyola

    Olá,

    Estou tentando instalar o plugin Similar Posts, mas deu a seguinte mensagem de erro: O plugin post-plugin-library/post-plugin-library.php foi desativado devido a um erro: O arquivo do plugin não existe.

    Sabe o que é isso?
    Já tentei desativar o plugin e apagar a pasta e criar de novo, mas não deu certo.

    Abraços

    Reply
  3. Loo

    Eu recebo muito comentários-spams, vou tentar usar um destes plugins. Valeu!

    Reply
  4. Marli Delucca

    Olá, começei agora a ler suas dicas, ando apanhando do wordpress, mas ainda bem que existem “Autores” generosos como você, que compartilham seus conhecimentos, com inicantes e não tão conhecedores, e de cara não consegui achar o plugin que você recomenda Feedburner FeedSmith. (HTTP Error Code: 404), nem no diretório de plugins.

    Qual plugin você recomenda em substituição?

    ObrigadÃO pelo site.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *