O calendário do Google é um dos mais completos disponíveis grátis na internet, basta ter uma conta e acessar o endereço www.google.com/calendar para começar a usar. Caso você ja tenha todos seus compromissos neste calendário, como fazer para sincronizar com seu celular?

google calendar active sync

Muitas empresas se especializaram no ramo de sincronizar dados entre calendários, contatos e email entre celulares, conta do Google e computador, cobram por isso mensalmente como a GooSync, mas é perfeitamente possível ter este serviço grátis apenas utilizando as ferramentas disponíveis na internet.

No resultado que encontrei com esta solução, você pode acrescentar novos compromissos tanto no celular quanto na internet que eles são sincronizados com perfeição.

Vou falar aqui de como sincronizar o calendário do celular Nokia N95 e do Google. Acredito que sirva para outros modelos da mesma marca também.

1. O primeiro passo é instalar o “Mail for Exchange” no seu Nokia. Isso pode ser feito através do aplicativo da Ovi Store.

mail for exchange nokia

2. Agora você deve configurar o Mail for Exchange para que ele possa acessar sua conta Google, em seguida dizer que ele vai sincronizar o calendário. Coloque as seguintes configurações:

Connection

  • Exchange Server: m.google.com
  • Secure Connection: Yes
  • Sync while roaming: se vai sincronizar quando você estiver em roaming (fora do seu estado)
  • Use default port: Yes

Credentials

  • Username: Seu endereço completo de email do Google
  • Password: Sua senha da conta Google
  • Domain: vazio

Eu desativei a sinconização de email, contatos e tarefas, só deixei a função de calendário ativa pois não quero misturar os outros dados da conta do Google no meu celular.

Calendar

  • Synchronize Calendar: Enable
  • Sync Calendar back: your preference
  • Initial Sync: Decida se quer que jogue todos os seus compromissos do calendário do Google no celular apagando os já existentes nele. Eu escolhi esta opção pois já tinha todos meus dados no calendário Google.

Eu deixei que a sincronia fosse manual, apenas quando eu quisesse, mas você pode colocar para ser automática, o problema é que isso gasta muita bateria do celular e você pode ficar sem ele durante o uso no seu dia-a-dia.

Conclusões

Vimos neste artigo como é fácil sincronizar seus dados de um calendário Google no seu celular Nokia N95 (e outros) através do aplicativo grátis “Mail for Exchange”. Não só é possível sincronizar seu calendário mas também o email, contatos e tarefas.

Não testei mas acredito que seja produtivo apenas sincronizar contatos e tarefas além do calendário. A sincronização dos emails do Gmail pode ser lenta e não valer todo o trabalho. A sincronização do calendário é bem rápida e funciona perfeitamente, deixando que você edite seus compromissos no seu computador através do site do Google e depois baixando eles todos de uma só vez para o celular.