O Windows XP está caindo cada vez mais na sua grande popularidade que tinha devido ao novo Windows 7. Embora até eu já tenha me convertido ao 7, o XP representa ainda uma grande fatia do mercado de PCs e merece de vez em quando um artigo com alguma dica prática. Hoje eu estava lendo sobre a tão falada “memória virtual” do XP, isso, aquela que aparece na mensagem quando seu PC está bem lento quase parando. Você tem baixa memória virtual, a tão fadada mensagem nos avisa, não nenhuma dica do que fazer.

windows_xp_logo

A memória virtual é um espaço no disco rígido reservado para quando a memória RAM se esgotar. Por exemplo você abre um programa ou jogo pesado e ele começa a ser processado na memória RAM do seu computador. Essa memória tem um limite que se esgotado o processamento é alternado para memória virtual. O problema por ser no disco rígido, a memória virtual é bem mais lenta, inclusive se o seu disco estiver cheio a coisa pode ficar pior ainda.

Aumentar a Memória Virtual do Windows XP

Para aumentar a memória virtual vá no menu Iniciar ->Painel de Controle -> Performance e Manutenção -> Sistema

windows xp memoria virtual

Na aba “Avançado” procure por “Memória virtual” clique em “alterar”. Debaixo de “unidade” clique no ítem que representa onde está a sua memória virtual que precisa ser aumentada. Altere o tamanho do tamanho de arquivo de paginação na opção de tamanho personalizado.

A dica é que sua memória virtual seja no mínimo 1,5 vezes a sua memória RAM.

Cuidado para não esgotar seu espaço em disco.

Leia mais artigos sobre dicas do Windows