Existem diversos motivos dos quais você pode querer monitorar seu computador tais como para sua segurança na empresa até oferecer proteção para pais que desejam saber o que suas crianças andam fazendo na internet. Você pode ter um motivo até de vigiar o que sua namorada(o) caso pense que isso vá ajudar no seu relacionamento.

spy v spy

O importante aqui é ver que existem diversas maneiras de monitorar o que acontece no seu computador. Posso falar de pelo menos duas maneiras grátis que encontrei. O motivo não importa e sim como você precisa ver estas informações.

A primeira dica que dou é usar um sistema de acesso remoto, desta forma você pode visualizar o que acontece em tempo real na sua máquina. O Logmein.com é um sistema que funciona em Windows e Mac, tem custo zero no modo LogMeIn free.

A segunda dica é instalar um Keylogger. Um Keylogger é a forma mais indiscreta de dispor de tudo que acontece no seu computador porque ele grava tudo que é digitado nele, alguns até gravam conversa do MSN e também imagens da tela em formato jpg. É também a forma que ladrões utilizam para acessar dados bancários geralmente enviando emails com endereços na internet que instalam esta ferramenta remotamente.

Existem muitos programas bem caros de Keylooger na internet. O Spector Pro ($99) por exemplo tem versões para Pc e Mac.

Uma alternativa grátis para Mac é o LogKext, projeto código fonte aberto hospedado no Google. Ele trabalha via Terminal, mais complicado de usar, e grava as informações num arquivo texto, mas faz o trabalho sujo de guardar o que é digitado.

Se você usa Windows, existe uma opção limitada grátis chamada MyHook (baixar MyHook), Sourceforge com código fonte aberto, Outra opção é o Actual Keylogger. Saiba que esta ferramenta geralmente custa caro e versões grátis não oferecem toda qualidade necessária de segurança.