itunes 10 logo
O iTunes é o gerenciador do iPhone/iPod/iPad onde você pode organizar sua biblioteca de músicas em listas e transferi-las para seu dispositivo. Conforme a biblioteca vai crescendo você poderá ter milhares de arquivos no seu disco e uma alternativa para quando este espaço acabar é transferir a biblioteca do iTunes para um disco externo.

Veja como Liberar espaço no disco do Windows

No Mac você ao transferir o iTunes de computador você pode apenas copiar a pasta iTunes porém se você apenas precisa alterar o local da sua biblioteca, siga os passos a seguir para colocar os arquivos num disco externo USB ou da sua rede.

Abra o iTunes e saiba localizar a janela de preferências avançadas como na imagem abaixo:

Avançado itunes preferences

  1. Abra o iTunes e vá na opção Editar-> Preferências (Windows) ou menu iTunes -> Preferências (Mac)
  2. Clique na opção “Avançado”.
  3. Marque a opção “Manter a pasta iTunes Media organizada”. Isso vai fazer com que o iTunes organize as arquivos de músicas de acordo com o nome, álbum, artista, etc..
  4. Vá na opção Localização da pasta iTunes Media e clique em “Alterar”. Navegue para a nova pasta que deseja transferir as músicas do iTunes e clique OK
  5. Agora na opção Arquivo -> Biblioteca, selecione a opção “Organizar a biblioteca”.
  6. Assim que você clicar nesta opção, o iTunes começará a transferir os arquivos para a nova pasta que você escolheu.

Esta é uma forma prática de economizar espaço do seu disco pois a biblioteca de músicas do iTunes pode ficar enorme e a melhor opção de armazenar seus arquivos é num disco externo USB.

Veja como encontrar arquivos grandes escondidos e economizar espaço no Windows