O VirtualBox é um software open-source (grátis) dedicado à criar e gerenciar máquinas virtuais em ambientes Linux, Mac OS X e Windows. Muito útil para por exemplo, realizar testes onde você não quer alterar configurações na sua máquina principal.

O VirtualBox permite criar uma máquina isolada como se fosse um programa rodando dentro do seu computador, e lá você faz os testes que quiser. Outra boa utilidade é para poder usar softwares incompatíveis com o seu sistema operacional. Por exemplo você tem o Windows 10 instalado mas precisa usar um software apenas compatível com o Windows XP ou Linux. Então você cria uma máquina virtual com o sistema operacional que precisa e roda ele lá. Fácil e prático!

Recentemente ao rodar uma máquina virtual com o Windows XP, ao usar um pen drive USB 3.0, encaixando ele no computador, o VirtualBox mostrava um problema relacionado ao tipo das porta USB. A porta USB da máquina virtual era 2.0 e o meu pen drive 3.0. Fiz o shutdown da máquina virtual e alterei as configurações da porta USB para 3.0.

Ao iniciar a máquina virtual, o Windows XP não encontrava os drivers. Nem conectando à internet ele conseguia. E nos dispositivos do Windows dava aquele alerta de que os drivers não tinham sido encontrados para a porta USB. O problema é que era difícil saber qual seriam os drivers corretos para procurar.

A solução é mudar o tipo de interface da máquina virtual para ser a “Renesas xHCI”, ai fica fácil encontrar drivers na internet. Para alterar a interface da máquina virtual você deve saber o nome da sua máquina apenas.

Com a máquina desligada, abra uma linha de comando, no windows é usando o comando CMD e no linux ou Mac OS X é abrir o terminal. Escreva o seguinte (mude o nome-da-maquina para seu caso):


VBoxManage setextradata nome-da-maquina VBoxInternal/Devices/usb-xhci/0/Config/ChipType uPD720201

Abra a máquina virtual e no navegador acesse o link para baixar os drivers. É fácil encontrar estes drivers, basta procurar por “renesas usb driver 3.0.23.0”. Abaixo deixei dois links fáceis para você baixar:

Renesas usb driver 3.0.23.0 – Link 1

Renesas usb driver 3.0.23.0 – Link 2

Na sua máquina virtual baixe e instale estes drivers, com estes drivers ua porta USB 3.0 vai funcionar no VirtualBox.

Caso você queira retirar o suporte ao USB 3.0 deve desligar a máquina virtual e, na linha de comando CMD do Windows ou Terminal do MAC/Linux, dar o seguinte comando:


VBoxManage setextradata nome-da-maquina VBoxInternal/Devices/usb-xhci/0/Config/ChipType

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário!