Quem tem uma camera Canon 5D, 6D, 7D, 600D, 700D e outras da linha de SLR, caso queira saber quantos cliques sua máquina possui, como fazer?

A Canon recomenda levar numa assistência técnica especializada, o que não é prático. Embora eu possa entender que é uma informação crítica de utilização da máquina, assim como o contador de km de um carro, a Canon poderia colocar essa informação no mostrador dela de alguma forma que não fosse alterada por pessoas maliciosas querendo enganar na hora da venda.

Nós pessoas honestas e trabalhadoras, se quisermos ver rapidamente o número de cliques da máquina, temos algumas opções que podem ser feitas em casa.

A ferramenta que eu usei para ver da minha Canon 5D foi para Windows mas vou deixar opções para Mac OS X e também Linux.

EOSInfo (Windows)

Site oficial EOSInfo

EOSInfo – Link 1 Google Drive

EOS Info – Link 2 Dropbox

Magic lantern

Leia também: Aprenda a Programar em Python Hoje!

Magic Lanter é um sistema operacional que você instala na sua máquina Canon através do cartão de memória. Muitos profissionais usam porque ele adiciona recursos poderosos à máquina. Ele informa o número de cliques, porém sei que todo o trabalho de baixar e instalar o ML não é muito prático para muita gente que apenas que esta função.

Baixar Magic Lantern

Camera Shutter Count

É um site que informa o número de cliques caso essa informação seja salva em cada foto que você tira. Muitas máquinas fazem isso. Basta você carregar uma foto para o site que ele mostra a informação.

Camera Shutter Count

Shutter Count (Mac OS X)

Um programa dedicado para usuários Mac. custa $2.99.

Shutter Count

Página oficial:  Shutter Count

Para Linux:

GPhoto

Cameras Digitais mais Top Com Desconto na Amazon