Apple e Samsung não competem apenas nos dispositivos móveis, com a introdução dos novos Galaxy Books, escolher seu novo notebook pode ficar mais complicado. Talvez esse artigo possa contribuir para que sua decisão tenha mais argumentos.

Geralmente quem compra produtos Apple gosta de continuar na linha, eles têm boa performance, design, porém isso vem com um preço alto que nem todos estão dispostos a pagar.

Já os dispositivos da Samsung cada vez mais oferecem recursos novos, as vezes até demais para o usuário comum, num preço alto mas que não chega ao patamar da Apple.

O fato é que em termos de recursos, Apple e Samsung estão bem próximos, e com os serviços cloud cada vez mais acessíveis, migrar de uma marca para outra se tornou menos problemático.

Você deve escolher então o dispositivo que caiba no seu bolso e tenha recursos parecidos. Apple e Samsung podem lhe atender muito bem.

Os dois novos notebooks da Apple e Samung estão na mesma faixa de preço, nos EUA custam cerca $1200 dólares. No Brasil ainda saberemos o salgado valor correspondente.

Vamos aos detalhes e recursos de cada um destes notebooks de altíssimo nível.

Apple MacBook Pro 13″, 2020

A máquina básica do novo MacBook Pro de 13″ 2020 vem com SSD de 256GB , 16GB de RAM e processador Intel de 10a geração.

A memória RAM ainda pode ter upgrade para 32GB, pela primeira vez nessa versão.

Esse novo modelo ainda traz o novo teclado chamado de “Magic Keyboard”. Coisas estilo Apple, o teclado controverso que muita gente reclama ou ama.

O teclado do MacBook Pro mostrando a Touch Bar, o Touch ID (botão de força) e a tecla do função Fn no canto inferior esquerdo.

O novo Macbook Pro de 13″ 2020 custa $1299 dólares nos EUA.

Pontos positivos:

  • A tela de retina é incrivelmente bem definida, com brilho e cores excelentes.
  • O teclado é uma melhoria em relação ao modelo anterior.
  • O SSD de 256Gb oferece armazenamento suficiente na versão básica.
  • A bateria tem excelente duração .

Pontos negativos:

  • Falta de portas USB-A e leitor de SSD.
  • O notebook esquenta em algumas situações de uso.
  • Os upgrades são caros.

Galaxy Book Flex

QLED brilliance in a powerful 2-in-1 PC

O Samsung Galaxy Book Flex é um notebook com tela QLED e um design compacto e elegante. Ele tem versões de 13″ e 15″ com preço inicial em $1349 dólares nos EUA. A versão de 15″ custa apenas $50 a mais.

Um recurso interessante no Galaxy Book Flex é a caneta chamada de “S Pen”, similar a caneta que vem nos dispositivos Galaxy Note 10.

Samsung Galaxy Book Flex review
Foto: Engadget.

Incrivelmente fino, o Galaxy Book Flex pesa apenas 1,15Kg.

A pequena câmera instalada ainda não suporta o login do “Windows Hello” porém o leitor de impressão digital sim.

Apesar de fino, o Galaxy Book Flex carrega um processador Intel i7 de 10a geração, e a versão básica vem com 8GB de RAM. Essas especificações fazem do Galaxy Book um notebook leve mas com performance impressionante.

O total de tempo de duração da bateria prometido pela Samgung é de 20 horas, porém testes realizados pela equipe do site Engadget notaram que é bem menor que isso, cerca de 13,5 horas. Um ponto negativo.

Outro recurso interessante do Galaxy Flex é o carregador Wireless embutido, o qual permite carregar seu celular quando apoiado no notebook. Você só pode usar esse carregado quando o notebook não está sendo utilizado. É prático porém não muito eficaz pois o carregamento é lento.

Pontos Positivos:

  • Tela de QLED com incrível nitidez e 100% de volume de cor.
  • Caneta S-Pen.
  • Design e peso de 1,15Kg.
  • Performance do processador Intel i7 de 10a geração.

Pontos Negativos:

  • Preço caro em relação aos Notebooks com Windows similares.
  • Duração da bateria abaixo da especificação oficial.

Conclusão

Afinal, qual o melhor notebook? Apple ou Samsung?

Na minha opinião, com máquinas tão potentes e similares, a escolha para comprar se resume ao sistema operacional.

Qual sistema operacional você prefere e está acostumado a usar, MacOS ou Windows? A resposta pode ajudar na sua escolha. Uma decisão semelhante ao dos dispositivos móveis em relação ao iOS ou Android.

Temos dispositivos com hardware semelhante, excelente performance e recursos. O preço também é parecido.

Se você tem facilidade em trocar de sistemas operacionais, pode escolher o design fino e leve da Samsung.

A caneta S Pen pode fazer diferença se você vai usa-la para desenhar ou em apresentações. É a única vantagem técnica do Galaxy Book Flex.

Com máquinas similares, pense no que você vai usar no trabalho ou em casa, foque mais nos recursos do sistema operacional. Isso pode ajudar na hora da sua escolha, afinal será gosto, e cada um pode ter o seu.