Dois excelentes notebooks da Apple, Macbook Air e Macbook Pro modelos do ano 2020, com mesmo preço e poucas diferenças técnicas, afinal, qual é o melhor?

A pergunta correta neste caso e também em outros, qual é o melhor investimento para você. O que você vai usar e precisar na sua rotina, e não o que você poderia pagar e ter, mas nunca iria usar.

Veremos aqui algumas semelhanças, e diferenças fundamentais destes dois grandes notebooks da Apple.

Duas máquinas lindas, com a mesma qualidade de construção comum nos dispositivos da Apple: Alumínio bem desenhado e acabado

Olhando para o teclado, os dois vem com o novo teclado Magic Keyboard.

A diferença aqui é que o Macbook Pro tem o touch bar, que alguns não gostam e eu pessoalmente não vejo como atrativo para favorecer uma máquina da outra. É questão de gosto, mas não é essencial.

A tela dos dois é bem parecida mas com grande vantagem técnica para o Macbook Pro.

Além da tela, o touch id e camera são as mesmas, não constando como diferença que vai fazer alguém escolher um ou o outro.

O Macbook Air é uma máquina mais “barata” digamos assim. Mesmo que a versão de 1299 dólares tenha o mesmo preço que o Macbook Pro. Talvez quem esteja procurando pelas vantagens do Pro não encontre quase nenhuma na versão que custa o mesmo do Macbook Air.

Diferenças do Macbook Air e Pro 2020

O shape do macbook air é arredondado. O pro é quadrado.

Macbook air é mais leve, mas o Macbook Pro é mais potente.

Macbook Air apresenta modelo na cor “gold”. O que é bem legal e que poderia ter também no Macbook Pro.

Em termos de portas, os dois vêm com USB Thunderbolt 3. O Macbook Air com 2 portas apenas. O Macbook Pro tem opção de mais portas. 2 ou 4 portas na versão mais cara (1799).

Macbook Pro tem alto falantes melhores, com um baixo mais robusto e potente. Nada de ruim com os do Macbook Air, mas são mais fracos.

A diferença principal do Macbook Pro que pode fazer alguém optar por ele é sua potência e também sua tela. Isso faz muita diferença principalmente para quem trabalha com multimídia, edição de audio e vídeo. A tela do Macbook pro é mais clara e melhor, com mais precisão de cor. Isso é bem decisivo pra quem trabalha com design.

Em termos de performance. Quad-core 10a geração no Macbook Pro faz a diferença, porém apenas na versão mais cara, e bem mais cara.

Macbook Pro tem versão básica e avançada. Versão de $1299 vem com 8a Gen processadores, $1799 vem com 10th geração de processadores.

Quanto a vida da bateria. Macbook air leva vantagem. Melhor com 2 horas a mais que o Pro, afinal sua potência é menor, o que leva a consumir menos.

Na minha opinião, o Macbook Air é mais para usuário do dia-a-dia, usar em casa ou trabalho caso não use edição de vídeo pesada. Custo benefício bem melhor que o Pro. Você não precisa da potência do Pro então não deve pagar por ela.

Já no caso do Macbook Pro: Tem uma tela melhor, com precisão de cores, tem também potência suficiente para quem editar vídeos pesados, principalmente em 4K. Ideal para quem trabalha com edição de audio e vídeo.

Especificações do Macbook Air e Pro 2020:

MacBook Air 2020
Macbook Air 2020 (foto – Tom´s Guide)
  • Preço: $1299 dólares nos EUA.
  • CPU: Intel Core i5-1030NG7.
  • GPU: Intel Iris Plus..
  • RAM: 8GB.
  • Armazenamento: 512GB SSD.
  • Tela: 13,3 polegadas, 2560 x 1600 px.
  • Bateria: 9:30 horas.
  • Tamanho: 30 x 21 x 1,5 cm.
  • Peso: 1,27 Kg.
  • Preço da versão: $1299 dólares.
MacBook Pro review (2020): A touch of magic - Pocket-lint
Macbook Pro 2020
  • Preço: $1299 dólares
  • CPU: 2.0Ghz Intel Core i5 1038 NG7 (quad core, 9 threads, 6MB cache, até 3,8Ghz);
  • GPU: Intel Iris Plus Graphics.
  • RAM: 16GB (3.733MHz LPDDR4X)
  • Tela: 13.3 polegadas, 2560 x 1600, (retina com IPS, 500 nits de claridade).
  • Armazenamento: 2TB SDD.
  • Portas: 2 USB-C Thunderbolt 3. Conector de headphone de 3,5mm.
  • Peso: 1,4Kg;
  • Tamanho: 30,41 x 21,24 x 1,56 cm.

Conclusão: MacBook Pro vs. MacBook Air (2020). Qual o Melhor?

Pessoalmente, eu ficaria com o Macbook Air. Mas isso sou eu. Eu não trabalho com design, no máximo vou usar o Photoshop para editar fotos. No meu trabalho, programo com Python e também uso planilha, e isso o Macbook Air dá conta de sobra.

O Macbook Air é mais leve e sua bateria dura mais, aspectos fundamentais para um bom notebook.

Agora, se você pretende trabalhar com edição de vídeo, opte pelo Macbook Pro sem qualquer sombra de dúvida. É mais caro mas você precisa dos fatores que o tornam mais caro.

Simples. Ao escolher um notebook para comprar, veja o que você precisa nele. Para o usuário básico, Macbook Air e Pro são excelentes máquinas que atendem muito bem. Se você trabalha com edição de audio ou vídeo, precisa de mais processamento e isso o Macbook Pro pode oferecer.