Os computadores desktop ainda são os preferidos para quem gosta de jogar, seja amador ou profissional, por terem um superior desempenho. Nos desktops é possível ainda realizar upgrade mais fácil e obter melhor configuração por um preço menor.

Porém, se você tem dinheiro para gastar, existem excelentes opções de notebooks turbinados para jogar.

Estas máquinas devem ter uma determinada configuração mínima para conseguir rodar os jogos mais pesados que exigem gráficos complexos com alto fps (frame per second).

Vamos ver aqui o que é preciso ter num notebook para que ele possa rodar (bem) jogos.

Razer Blade 15 Advanced Model - 15.6-inch
Razer Blade 15 Advanced Model – 15.6″

Como Escolher Melhor Notebook Para Jogar (Gaming)

Leia também: Melhores Notebooks Para Trabalhar

O notebook ai da foto é o Razer Blade 15 Advanced Model, foi considerado o melhor notebook para jogar em 2020 pelo site PC Gamer. O que ele tem de tão especial?

CPU: Intel Core i7 9750H

Placa Gráfica (GPU): Nvidia GeForce RTX 2070 – 2080 Max-Q

Memória RAM: 16GB DDR4-2666

Tela: 15.6″ FHD ou 4K (1920 x 1080 – 4K) IPS 240Hz

Armazenamento: 512GB M.2 SSD

Preço: $3500 dólares nos EUA.

Como podem ver, uma máquina dessas custa caro. Você não precisa ter a melhor máquina do mercado, porém deve procurar algumas configurações específicas para que seu notebook possa rodar jogos.

Dicas Rápidas de Configuração do Notebook Para Gaming

  • Escolha um notebook com boa placa gráfica (GPU). Nos notebooks esse item não é possível de fazer upgrade, por isso deve ser essencial na sua busca.
  • Outro item que não dá para substituir nos notebooks é a tela. Para jogos você deve escolher uma tela grande com alta taxa de atualização com 144Hz. Geralmente são telas de 1920 x 1080. Um notebook com tela de 4K vai ter uma taxa de atualização menor, o que não é bom.
  • Bons notebooks permitem realizar upgrade de algumas peças, que são encontradas mais baratas no mercado, e algo essencial na performance é a memória RAM. Escolha um notebook que permita fazer upgrade na memória RAM.
  • Escolha um notebook com um bom teclado. Você deve sentir a pressão das teclas e reparar na qualidade da construção do teclado já que vai usa-lo para jogos que exigem uma força maior no uso.
  • Não conte com longa duração de bateria afinal, para jogar com total performance da máquina, o notebook precisa estar conectado a rede de alimentação. Por isso, não escolha seu notebook para jogar pela duração da bateria, poucos irão além das 8 horas.

Melhores GPUs Para Jogar

Jogos utilizam GPU e não tanto a CPU do computador, por isso a escolha da placa gráfica é essencial no notebook para gaming. A maioria dos notebooks para jogar vem com placa gráfica (GPU) Nvidia GeForce GTX ou RTX.

As placas de vídeo dedicada a jogos mais modernas do mercado da marca Nvidia são as da série RTX 20xx tais como RTX 2070 Super e RTX2080 Super.

Já na marca AMD temos as famosas Radeon RX 5000M, versões da RX5500M para modelos mais baratos e RX5600M e RX5700M para mais performance.

Vamos ver 3 faixas de preços das GPUS:

  • Modelos básicos: GTX1650 ou RX5500M. A GTX1660 Ti vai ter mais desempenho, dependendo do preço vale o upgrade.
  • Modelos médios: Nvidia GeForce RTX2060 é um modelo de GPU que fica no meio termo custo/benefício. Com ela você pode jogar a maioria dos jogos sem qualquer problema. Para a marca AMD, o modelo RX5600M não é tão potente mas dá conta do recado.
  • Modelos Top de Linha: A RTX2070 permite jogar todos os jogos utilizando as configurações máximas de resolução. As RTX2080 ou RTX2080 Ti são ainda melhores. Essas placas permitem jogar até na resolução de 4K.

Outros Parâmetros de Configuração no Notebook para Jogar

Além da GPU em primeiro lugar, devemos ficar atentos a outros parâmetros em seguida. Processador (CPU), memória RAM e espaço de armazenamento são em seguida os mais importantes. Vamos deixar uma observação especial para as telas.

  • CPU: Hoje em dia o melhor seria comprar algo como processadores da linha Core i7, porém como os jogos exigem mais GPU que CPU, um processador i5 pode ser suficiente.
  • Memória RAM: Jogos exigem memória RAM, o básico em um notebook começa por 8GB porém você deve buscar ter 16GB, mesmo que fazendo um upgrade futuro no notebook caso ele venha com 8GB. Certifique-se que você pode comprar memória extra no mercado para atualizar depois.
  • Espaço em Disco para Armazenamento: SSDs são excelentes porém caros. Procure notebooks que ofereçam opção de usar um SSD em conjunto com um HD normal. A melhor opção aqui é ter um SSD para o disco de inicialização e um HD normal de 1TB como disco de armazenamento, de preferência com 7200 RPM. Procure notebooks que permitam a troca fácil do HD.

Melhores Telas Para Notebooks para Jogar

Alguns parametros da tela devem ser observados ao preparar seu notebook para jogar:

  • Tamanho da tela: Uma boa tela deve ter no mínimo 14 polegadas, 15 sendo o ideal.
  • Resolução: A resolução mínima para rodar bem os jogos é de 1920 x 1080 pixels. Caso a GPU seja RTX2070 ou RTX2080, você poderá escolher uma tela com resolução de 2560 x 1440. As telas de 4K são excelentes mas poucos jogos vão rodar nas placas de vídeo com todas configurações nesta resolução.
  • Taxa de Atualização (REFRESH RATE): A maioria dos notebooks no mercado possuem tela de 1080p com 60Hz, o que é suficiente para jogar. Telas com resolução maior de 2560 x 1440 ou 3840 x 2160 são boas porém terão no máximo 60Hz de atualização. Algumas marcas oferecem talas FHD com 1440Hz ou 240Hz para melhor experiência com jogos, claro que isso necessita uma GPU top de linha.
  • Nvidia G-Sync e AMD FreeSync: Essas tecnologias de ponta servem para melhorar mais ainda a experiência nos jogos. Alguns notebooks oferecem estas tecnologias, claro que a um preço alto. Quem procura um notebook topo de linha deve exigir estas configurações.

Melhores Teclados Para Notebooks para Jogos

O teclado é super importante nos notebooks de jogos pois algumas versões possuem recursos que ajudam na jogabilidade como teclas Macro.

Alguns aspectos importantes ao considerar o teclado do seu notebook:

  • Tempo de viagem ida-e-volta: O quanto longe você pode pressionar até a tecla parar deve ter no mínimo 1,5 mm, 2mm no melhor caso. Se o notebook vier com teclado mecânico, é o melhor dos mundos.
  • Força de pressão: Deve ter em torno de 65 ou 70 gramas, suficiente para dar uma suavidade no toque.
  • Teclas Macro: São teclas programáveis que permitem realizar combinações de comandos. Muito útil para alguns jogos.
  • Recurso Anti-Ghost e Independência de toque: Recurso que evita perda de informação ao se teclar uma sequencia grande de teclas. Cada tecla deve ter programação independente para não sobrepor a informação.
  • Luz de fundo nas teclas: É muito bom que o notebook tenha luz no fundo das teclas, mas os melhores notebooks para jogar possuem luzes RGB.

Marcas de Notebooks Especializados Para Jogar

Algumas marcas são especializadas em notebooks para jogos, outras possuem uma linha dedicada. Aqui estão as melhores marcas e modelos a serem buscados:

  • Alienware(Dell). Modelos Alienware m17, Area-51m.
  • Asus. Modelo: Zephyrus G14. VEJA O NOVO ASUS Zenbook DUO
  • Acer: Predator 21X.
  • HP. A HP tem a linha Omen de notebooks para jogar.
  • Gygabyte & Aorus: Possuem bons notebooks para jogar.
  • Lenovo: Linha “Legion” de notebooks para jogar.
  • MSI: Possui uma linha de grandes notebooks dedicados a jogos.
  • Razer: Uma linha com os melhores notebooks para jogar.
  • Samsung Odyssey: Caros porém muito bons.