Sabemos que os celulares e tablets são cada vez mais usados para tudo, porém na hora de trabalhar, digitar um longo texto ou editar um vídeo, isso funciona melhor em notebooks.

Embora muita gente possa usar um notebook para navegar na internet e resolver problemas caseiros, os notebooks são excelentes ferramentas de trabalho, podem ser versáteis até para rodar os aplicativos mais exigentes, no caso de uso profissional.

Sabemos que o preço de um notebook não é baixo, ainda mais no Brasil. A não ser que o seu trabalho envolva edição de vídeo e audio ou até desenho gráfico, o perfil do notebook entra em uma categoria com preços médios.

Na hora de escolher o notebook para trabalho, você deve pensar o que vai realmente usar naquele aparelho, pois cada aspecto pode influenciar muito no preço.

Geralmente se o notebook funciona bem para trabalho, ele vai funcionar de forma adequada no uso dentro de casa, seja para acessar a internet, ou até editar um simples vídeo feito com um celular.

Porém, alguns fatores devem ser observados para quem está escolhendo um notebook para trabalhar, como por exemplo, os requisitos mínimos dos softwares que você vai usar.

obs: Note que os requisitos mínimos são os mínimos necessários, aonde a performance não é ideal.

Procure algo acima, bem acima dos requisitos mínimos pois a Microsoft gosta de falar que seus produtos rodam em qualquer máquina porém a realidade mostra um computador que demora 15 minutos para ligar.

Requisitos Mínimos do Windows 10:

  • Processador: 1 GHz ou superior;
  • Memória RAM: 2GB para versão 64-bits;
  • Disco rígido: 16GB para 32 bits, 20GB para 64 bits.

Requisitos Mínimos do Office 365:

  • Sistema operacional: Windows, processador com 1,6 GHz com 2 núcleos.
  • Memória: Se o Windows for 64 bits, 4GB de RAM.
  • Disco rígido: 4Gb de espaço.

Os requisitos mínimos oficiais da Microsoft são praticamente inúteis no mundo real.

Eles indicam apenas que aquele software não vai nem funcionar diante daquela especificação. Para o usuário que vai usar no mundo real, ele deve estar atento a uma configuração mínima bem superior a aquelas informadas pela Microsoft.

A recomendação é ter um processador no mínimo na categoria do Intel i5, usar 8GB de RAM ou mais, e para armazenamento um disco SSD.

Vamos detalhar melhor os aspectos a serem pensados quando vamos comprar um notebook para usar no trabalho.

Lembrando que o perfil abaixo se enquadra em alguém que não vai usar o notebook para trabalhar edição de vídeo ou audio, não vai mexer com gráficos pesados em 3D, porque ai já entramos em outro nível de característica em preço.

Melhores Notebooks para Trabalhar 2020

Afinal, quais características o que seu notebook deve ter?

Se você for um gamer, veja a lista dos melhores notebooks para jogar.

  • Desempenho: O notebook para trabalho precisa conseguir realizar tarefas mais pesadas, por isso, não se contente com nada menos que um processador Intel i5. A memória RAM não deve ser menos que 8GB, se puder ser maior, melhor. O para armazenamento, use sempre um disco SSD. Se precisar de muito espaço, compre um disco externo, mas não deixe de usar um SSD no seu notebook.
  • Mobilidade: Poder levar o notebook para qualquer lugar e trabalhar de forma confiável. Alguns notebooks têm conexão para chips de dados, permitindo utilização da internet em qualquer lugar. Verifique o peso do notebook pois carregar peso na rua pode ter um custo na sua saúde.
  • Design: Caso você use o notebook para visitar clientes, o design e apresentação podem contar. Afinal, imagine um vendendor batendo a sua porta com um notebook quadradão que demora 15 minutos para iniciar. O design passa uma mensagem ao cliente, que você sem importa também com a apresentação. O cliente quer se ver no seu produto.
  • Tela de 14 ou 15 polegadas: Um dos aspectos da produtividade no uso de um notebook para trabalhar está em ter uma ampla visão da área de trabalho. O fato de poder colocar janelas em paralelo e também, para quem faz apresentações, conseguir ver a tela de forma clara, é essencial.
  • Teclado: O teclado é uma peça importante no notebook para trabalho, procure teclados com a distância de viagem (key travel) entre 1 a 2 mm. Isso faz bastante diferença.
  • Preço: Se um notebook com essas características fica caro, experimente abrir mão de algumas coisas, por exemplo, sistema operacional (compre um que venha com Ubuntu por exemplo) e Microsoft Office. Experimente comprar o notebook com uma configuração menor mas que permita expansão. Verifique se existe como aumentar a memória RAM ou trocar o disco rígido por um SSD comprado no mercado.

Alguns notebook oferecem tela com toque e uso de uma caneta para desenho. Pense bem se precisa disso pois a não ser que você seja um designer gráfico, as chances de usar esses recursos são mínimas.

Para Designers, Edição de Vídeo, Vloggers, etc

Notebooks que podem rodar gráficos e editar pesados arquivos de vídeos precisam de mais poder de processamento.

O poder de processamento pode estar no processador, um i5 ou i7 com vários núcleos de última geração, mas realmente conta com 4 aspectos:

  • Procesador, Intel i5 ou i7 de 10a geração;
  • Bastante memória RAM, no mínimo 16GB;
  • Uma boa placa gráfica, chamado de GPU, geralmente da marca Nvidia ou AMD.
  • Armazenamento de alta capacidade de leitura e escrita, um SSD.

São notebooks bem específicos que precisam de um artigo inteiro para descreve-los.

Melhores Notebooks Para Trabalho

Os notebook a seguir foram escolhidos com base na configuração mínima de 8GB de memória RAM e o processador sendo Intel i5. O processador Intel i5 hoje em 2020 é o melhor custo benefício que se pode ter.