Linux-File-Transfer-Methods-2.png (imagem PNG, 250×250 pixels)
O TFTP (Trivial File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos criado em 1980, bem mais básico que o popular FTP (File Transfer Protocol). Devido ao seu modo simples de operação o TFTP foi implementado em roteadores com pouca memória que não tinham unidade de armazenamento de dados. Hoje em dia existem diversos PABX como o Siemens Hipath série 3000 que utilizam o TFTP para enviar os arquivos de bilhetes com as informações das chamadas telefônicas para os tarifadores.

Veja como fazer Backup somente dos arquivos alterados grátis.

O TFTP utiliza a porta UDP 69 como padrão.

windows xp vista 7 tftp

No Windows XP por exemplo você deve acessar a janela de comando CMD e pode enviar um arquivo através da seguinte instrução:

tftp servidor put dados.txt

onde servidor é o host de destino, e o comando PUT significa enviar o arquivo chamado dados.txt.

No Windows Vista e 7 você pode instalar o TFTP através do menu de Painel de Controle -> Programas -> Programas e Recursos -> Ativar ou desativar recursos do Windows. Marque a caixa “Cliente TFTP” para instalar.

Caso você prefira um Cliente com ambiente gráfico, eu encontrei um grátis chamado WinTFTP.

Uma curiosidade minha: Não consegui usar outra porta que não fosse a 69 num cliente de TFTP no Windows, mas no Linux, Mac OS X ou Unix basta usar o comando tftp servidor porta:

tftp 10.100.254.78 7001
tftp>put dados.txt
sent 672 bytes in 0.0 seconds

Não entendo por que no Windows não se pode alterar a porta do TFTP. Talvez eu esteja fazendo algo errado, se alguém souber envie um comentário.

Leia mais artigos sobre backup