O backup é a cópia de segurança dos seus arquivos, nunca deve ser feito para o mesmo disco que armazena os dados originais, deve ser feito com frequência e sempre.

Pode ser chato, mas é indispensável pois no caso da perda ou dano de um disco rígido, não há maneira de recuperar os dados.

Tornar o backup uma tarefa menos chata no seu dia-a-dia faz com que você fique mais seguro e também com mais tempo de fazer outras coisas. Uma das maneiras mais fáceis de se fazer backup é através do Mozy que copia seus dados para um servidor seguro na internet.

Porém quando o tamanho dos arquivos é grande, algo como vídeos, muitas fotos ou músicas mp3, precisamos de um programa que copie para um disco externo de forma rápida.

O backup incremental inteligente é quando você copia uma vez o volume grande de arquivos e depois vai somente copiado os que forem alterados ou acrescentados. Desta forma o processo fica bem mais rápido pois menos dados são transferidos.

comodo backup

Um programa muito bom e grátis para backup é o Comodo Backup que permite diversas opções de gravação para discos externos como DVD-R, CD, Email, FTP, zip, de forma que seu backup fique seguro longe da origem dos dados.

Se você possui um disco externo USB onde já se encontram seus arquivos, e pretende apenas copiar do seu HD os que foram alterados, um programa simples que compara dois volumes e permite copiar apenas os arquivos diferentes é o CopyChangedFiles.

copy changed files

O CopyChangedFiles é totalmente grátis, permite copiar apenas os arquivos diferentes ou modificados ao comparar duas pastas de origem e destino mantendo a estrutura de diretórios (sub-pastas), funciona no Windows e só precisa que você instale o .Net Framework 2.0 ou superior.

O Comodo Backup é grátis e funciona no Windows 2000, XP e Vista (alguém pode testar no Windows 7).