O Mac usa o sistema operacional Mac OS X, no meu caso Leopard (10.5) mas ainda muita gente utiliza o Tiger (10.4). Existem tarefas de rotina num sistema operacional complexo como o Mac OS X que o usuário comum não saberia fazer pois envolve comandos Unix complicados e sistemas também complicados de entender.

Para isso existem aplicativos que executam esta “faxina” que você deve fazer com frequência para manter seu Mac como novo. Uso há algum temo o Onyx para Leopard mas existe também versão para Tiger. O que ele faz é executar as rotinas de manutenção do sistema operacional, liberar espaço em disco, verificar e consertar permissões dos arquivos, entre outras tarefas obrigatórias para seu Mac.

Uma nova opção também grátis é o MainMenu que além destas opções que o Onyx oferece, dá opção de customizar a aparência do Dashboard do Mac, apagar arquivos com segurança e também alguns logs do sistema que ocupam bastante espaço. O nome MainMenu é porque ele é mais um menu no seu Mac, fica perto do relógio para você ter rápido acesso quando precisar.

mainmenu mac maintenance

Completamente obrigatório para seu Mac ter este tipo de programa e executa-lo ao menos uma vez por semana.