Estatisticas Online Para Website ou Blog Com Woopra

By | abril 30, 2008

woopra logoO Woopra é mais um sistema de coleta e gerenciamento de estatísticas para websites, assim como o Google Analytics e o Sitemeter. O que o diferencia dos seus concorrentes? Para começar é um sistema completamente grátis escrito em java que você usa no seu desktop, linux, Windows ou Mac.

Esperei ansiosamente pela oportunidade de testar o Woopra, uso muito o Sitemeter sem pagar porque gosto de ver minhas estatísticas quase que instantâneas (de 15 em 15 minutos). E vejam que o diferencial o Woopra é poder ver o que acontece no seu site agora neste exato momento. É online em tempo real. Depois que recebi a confirmação do meu site, foi só instalar o script para começar a coletar os dados. Cinco minutos depois já haviam estatísticas no Woopra. (veja como instalar script do Google Analytics).

O Woopra também tem um plugin pra WordPress, o que torna mais fácil a instalação.

woopra dashboard

A cada visitante que chega, todas as informações são mostradas: Páginas visitadas, quanto tempo, como ele chegou até você, características do navegador e máquina. Você pode ainda marcar o visitante dentro de algum perfil através de tags e até bater papo via chat com ele. É incrível!

woopra informação de estatística detalhada

Todas as estatísticas são comparadas com o dia anterior ou em relação ao período que você especificar. Não vi faltar nenhuma função que tivesse na versão grátis Sitemeter. Apenas não tem um contador de cliques do AdSense como no Google Analytics. Mas eu ainda posso usar o Google Analytics só para isso.

O Woopra está ainda em testes e só aceita inscrição através de convite ou via solicitação em seu site. Eu coloquei meu email lá e demorou mais de um mês pra receber a confirmação.

O problema é ter no mesmo site, scripts para todos estes serviços de estatísticas. Temos que escolher o melhor pois cada um que você põe diminui a performance e sua página fica mais lenta.

Fiz meus testes na versão para Windows pois meu Mac OS X 10.5 (leopard) ainda não tem o Java 6 para poder rodar o Woopra :(. Existe ainda versão para Linux.

Qual seria o vencedor? Eu ficaria ainda com a simplicidade do Sitemeter, mas estou gostando bastante do Woopra.

  • Eu uso Woopra e acho ele fantástico, também tenho dúvidas quanto a velocidade do blog, mas isso só testando para ver se realmente está influindo negativamente.