Ah…. o mundo sem o Office seria ideal.. Já teve que editar um documento do word e não tinha ele instalado? Situação chata. Ou recebeu aquela apresentação em Powerpoint e não tem como abrir…

O Word é um formato proprietário de documentos da Microsoft e para o caos mundial é o formato mais utilizado em casa e no trabalho. É tão utilizado que sua presença nos micros é quase que obrigatória. Após instalar o Windows, o próximo software da lista é, 99% das vezes o Office. Só que ele custa caro, e como custa. No momento que escrevo, o pacote mais em conta sai pelo preço de 220 reais. Quem está comprando um novo micro, tem que quase obrigatoriamente adicionar este valor no orçamento? Atualmente, eu diria que não… Como? Eu explico..

Listo aqui as opções para substituir o Office. Separei em categorias offline e online, que correspondem a você ter que instalar um software ou não respectivamente:

Offline:

OpenOffice (Windows/Macintosh).
NeoOffice (Macintosh). Versão do OpenOffice com elementos gráficos para OSX.

Online:

Google Write/Spreadsheet. Versão do Google para editor de texto e planilhas.
Gmail para visualizar os documentos do office. Word, Excel e Powerpoint.

ThumbStacks Para criar apresentações online. Dá pra compartilhar na internet e exportar em HTML mas não em PPT (formato do powerpoint)

Quem trabalha com Access ainda não tem um substituto, eu pessoalmente preciso muito do access para trabalhar. Mas já edito planilhas e documentos do Word com o Google.
Estou cada vez mais distante da Microsoft. Quero produtos grátis e bons. É querer demais? Talvez. Mas eu quero.