Redimensionar fotos, rotacionar, aplicar marca d’agua grátis com o Phatch

By | novembro 8, 2007

Muitas vezes precisamos processar fotos digitais, simples tarefas como diminuir de tamanho, renomear, colocar uma marca d’água e etc. Se você não tem um software caro como o Photoshop, fazer isso para cada foto é difícil e muito chato.

Procurei na internet aplicativos grátis que fizessem isso automaticamente. Para Windows ou Mac encontrei diversos e para Linux selecionei um que roda também no Mac e Windows.

Vamos aos aplicativos que selecionei.

Para o Mac você pode baixar o photo Drop. Ele permite inverter a imagem, alterar suas dimensões e resolução, cortar, rotacionar, converter para outros formatos e também aplicar marca d’água.

Section Photodrop

Para Windows você pode usar o “FastStone Photo Resizer” que permite converter, renomear, redimensionar, cortar, aplicar efeitos e marca d’agua.

 Images Fsresizerscreenshot

O Phatch é um programa gratuito multiplataforma (Mac OSX, Windows e Linux) desenvolvido em Python que permite aplicar procedimentos comuns em em muitas fotos de uma só vez. Você pode pegar 100 fotos e rotacionar, redimensionar, arrendondar os cantos, alterar as cores, renomear, aplicar watermark, etc.

Phatch

O problema do Phatch é que sendo em Python, você precisa ter baixar o Python para Windows, Mac ou Linux e instalar ele. Também são necessárias as bibliotecas PIL e wxpython que para Mac podem ser obtidas aqui. Não é uma coisa trivial instalar, mas também não é impossível, você precisa saber um pouco de linha de comando shell.

Depois de ter o Python instalado, baixe e descompacte o Phatch. Abra a janela do terminal e rode ele com o comando:

python phatch.py

Baixe o Phatch.

0 thoughts on “Redimensionar fotos, rotacionar, aplicar marca d’agua grátis com o Phatch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *