Tenho investido bastante tempo testando algumas versões de Linux, o Ubuntu e o Kubuntu. Apesar do nome feio, o nome vem do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ – u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/), diretamente traduzido como “humanidade para com os outros” (Wikipedia). Pra quem não entende nada de Linux, existem várias versões disponíveis, chamadas “distribuições” grátis, isto é, um sistema operacional sem custo algum para o usuário.

 Images Kubuntu-Header

Estes sistemas tentam criar uma alternativa grátis viável para o Windows que domina amplamente o mercado. O que você precisa saber de Linux? Talvez exista uma versão que sirva para você usar e então poupar algum dinheiro ao não comprar o Windows.

Porque usar o Linux?

Sendo direto: Faz tudo que você precisa de um computado com mais segurança que o Windows, qualidade e desempenho. Acredito que hoje só realmente precisa de Windows quem é desenvolvedor de aplicativos .NET, visual basic, ASP, ou outra linguagem específica para Microsoft. Outra categoria que precisa de Windows são os game maníacos que precisam das últimas versões de jogos do mercado pois os menos recentes já rodam no Linux através do Wine. O Linux é muito menos vulnerável a ataques e vírus do que o Windows.

Como escolher um Linux?

Pra quem está acostumado com o Windows, passar para o Kubuntu é mais tranqüilo. A diferença do Kubuntu pro Ubuntu é o ambiente gráfico de interface com o usuário. o Kubuntu usa o KDE e o Ubuntu o Gnome. Ambos lembram o Windows mas o Kubuntu é o que copia melhor a aparência. Existe também o Xubuntu que usa outra interface gráfica mais leve.

Kubuntu

Existe um teste online pra saber qual distribuição do Linux é melhor pra você.

Instalar é Fácil? Vou ficar arrependido?

É muito fácil instalar, tão fácil quanto o Windows e não precisa de número serial.

Mas veja que você não precisa passar direto pro Linux. Teste o ambiente com um dual boot ou o Live CD (sistema operacional que roda no CD). Baixe o Linux que escolheu, ele vem numa imagem ISO que você grava pra CD. Depois inicie o computador através do CD. O Kubuntu por exemplo tem um Live CD que roda sem instalar nada no seu computador pra você ver como é, fazer o test drive. Não custa nada.

Meus arquivos funcionarão no Linux?

Claro que sim, todos seus documentos do Office, fotos, mp3 e vídeos funcionam no Linux. É a mesma coisa, não se preocupe!

Mas eu uso o Office, como farei? E o MSN, Skype e Picasa?

O Linux já vem com o OpenOffice que é grátis em português. Ele tem os módulos Base (banco de dados), Calc (planilha), Draw (desenho vetorial), Math (funções matemáticas), Impress (apresentações). Pra quem precisa do Access você tem o OpenOffice Base mas tem que converter seu banco de dados mdb para ele.

Pra quem usa o MSN ou Yahoo Messenger, o Kubuntu vem com o Kopete que é um programa tipo MSN mas trabalha com todos protocolos (Google Talk, AOL, MSN, Yahoo, etc..), tem emoticons e web cam.

Já existe também a versão do Skype pra Linux, do Google Picasa (gerenciador de fotos) e do navegador Firefox. Para mim estes são os programas básicos do usuário de “internet” de qualquer computador.

iPod funciona no Linux?

Sim! Com o programa Amarok que substitui o iTunes com grandeza.

Instalar Programas é fácil

Instalar programas no Linux é tão fácil quanto fazer um Windows Update. Existe um catálogo dos programas disponíveis e basta você escolher qual precisa, automaticamente ele é baixado da internet e instalado.

Não há desculpas

Portanto não há desculpas pra não tentar (talvez preguiça), e o bom (ou ótimo) é que seu computador não será mais invadido por mensagens falsas de bancos, orkut e outras bobagens com vírus que afetam o Windows. No mercado brasileiro já estão sendo vendidos computadores com o Linux pre-instalado, é bem mais barato que um com o Windows. Acredito que 2008 será um ano muito bom para o Linux. O patinho feito virou um cisnei.

Baixe o Kubuntu (Processador Intel), ou Kubuntu (Processador AMD 64)