Hoje um leitor me perguntou como fazia para mostrar suas fotos do Flickr (site de fotografias) no seu blog WordPress sem saber uma linha de programação. Penso que existem muitos sistemas de blogs por ai que facilitam sua vida integrando serviços de fotografia existentes.

mostrar fotos do flickr no wordpress.comNo WordPress.com que é o site que hospeda do mesmo jeito que no blogspot mas com sistema WordPress você deve utilizar os chamados Widgets. A página de controle fica em seunome.wordpress.com/wp-admin/widgets.php.

Procure na esquerda no painel de Widgets por Flickr e clique em adicionar. Ele vai passar para a direita. Depois que fizer isso, clique em editar no Flickr que está na parte da direita da tela e entre seu endereço RSS do Flickr que geralmente fica no rodapé da sua página principal de fotos do Flickr.

Se você deixar o endereço em branco ele mostra fotos aleatórias do repositório do Flickr. Outra opção é a quantidade de fotos que são exibidas ao mesmo tempo. O padrão é mostrar 3 fotos, altere para quantas quiser. Clique em alterar e depois em salvar mudanças.

Pronto, o seu blog WordPress.com já mostra na barra lateral as fotos do Flickr.

Agora para colocar no seu blog WordPress que você instalou, você pode usar o badge direto que o Flickr neste link e adicionar no seu tema.

Outra opção é usar plugins, eu conheço dois:

1. Flick Photo Album;

2. Flickr Badge Widget.

O primeiro é mais para criar uma página com album de fotos e o segundo é parecido com o Widget do WordPress.com. Acredito que cobrem as necessidades mais comuns.