Proteger Roubo de Imagens e Fotos (Hotlinking) do Seu Site ou Blog

By | julho 31, 2009

stop stealing bandwidth

Essa semana estava vendo a lista dos sites que fazem link para o meu blog e percebi que um deles tinha uma cópia exata do conteúdo de um dos meus artigos, inclusive usando as fotos hospedadas no meu servidor (hotlinking). O fato dele colocar um link para o artigo original não me deixou a vontade com a idéia de um outro blog usar meus artigos para ganhar dinheiro. Eu tinha que evitar que isso acontecesse.

O que é Hotlinking de Imagens?

Quando você tem imagens no seu site, hospedadas num servidor que você paga, deve saber que um dos grandes custos de manter o site é o tráfego gerado pela carga destas imagens.

Se outro site copiar suas imagens e usa-las hospedando num servidor próprio, isso não gera mais tráfego para você.

Porém se este site apenas copia o link das imagens para colocar em outros artigos, além de ter usado suas imagens ele usa o tráfego que você paga. Isso chama “hotlinking” ou “linkagem quente” traduzindo literalmente em português.

Evitando o Hotlinking de Imagens

Existem alguns plugins para colocar marca d’água no WordPress tais como o wp-watermark e também o Super Image Plugin

A marca d’água não evita o hotliking já feito mas pode desencorajar pessoas a fazerem isso pois automaticamente estariam fazendo propaganda sua.

A Minha Solução Preferida Para Evitar Hotlinking

Pesquisei e testei alguns plugins para WordPress para evitar o hotlink. Além de não ter tido uma boa experiência com nenhum, estou praticando minha nova política de tentar não instalar novos plugins. O interessante aqui é encontrar uma solução geral, não só para WordPress mas que pode ser usada em qualquer outro sistema de gerenciamento de conteúdo.

A solução ideal que encontrei foi usar diretrizes no arquivo .htaccess. Este arquivo permite gerenciar permissões e regras de acesso em cada pasta dentro do servidor Web Apache.

O que você acha da idéia de ninguém conseguir usar suas imagens, e em aquelas que já foram copiadas via hotlink, aparecer uma outra com uma propaganda sua do tipo:

I-love-gusleig.com

O importante aqui é saber que você deve bloquear o acesso as suas imagens com cuidado pois o Google e Yahoo trazem tráfego através delas, outro problema é os seus leitores que acessam via Feed e também por email. Se você bloquear o acesso direto, então pode ter um enorme prejuízo. A solução é bloquear o acesso as imagens para alguns sites que hospedam blogs gratuitamente tais como o Blogspot, MySpace, Livejournal, WordPress, etc… Pois é lá que este tipo de pessoa geralmente gosta de ganhar dinheiro sem gastar nada.

Vamos ao que interessa…

As diretrizes que você deve acrescentar no seu arquivo .htaccess:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^https://(.+\.)?blogger\.com/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^https://(.+\.)?blogspot\.com/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^https://(.+\.)?wordpress\.com/ [NC]
RewriteRule .*\.(jpe?g|gif|bmp|png|jpg)$ https://seusite.com/images/imagem-alternativa.jpe [L]

O arquivo imagem-alternativa.jpe contém sua imagem de exibição alternativa, a extensão aqui (JPE) é importante, basta renomear seu jpg para jpe.

O que vai acontecer? Quando alguém acessar suas imagens tendo como origem o blogger, blogspot ou WordPress, o endereço será redirecionado para sua imagem alternativa. Você pode acrescentar mais endereços ou alterar estes que coloquei.

Se você preferir gerar um erro para quem tentar linkar suas imagens troque a última linha por esta:

RewriteRule .*\.(jpe?g|gif|bmp|png|jpg)$ - [F]

Garanto que funciona muito bem, basta o teu site estar hospedado num servidor Apache.

Leia mais artigos sobre blogs e WordPress.

6 thoughts on “Proteger Roubo de Imagens e Fotos (Hotlinking) do Seu Site ou Blog

  1. André

    Boa noite.

    Criei um site, paguei um fotografo para tirar fotos dos meus produtos, que por sinal ficaram boas, tão boas que muitos concorrentes estã simplesmente roubando as imagens e colocando nos seus sites. Qual providencia posso tomar? Posso denunciá-los ao Google? O Google pune tal atitude?
    Não é uma situação confortável, pois muitas vezes alguns sites estão melhores posicionados, e para o cliente fica dificil distinguir quem esta usando a imagem de quem!
    Espero um ajuda que resolva meu problema.

    Abraços.

    André

    Reply
  2. Roberto

    Amigo, eu estava passando por isso, e justamente procurando uma solução via htaccess. Obrigado. Não testei ainda, mas acredito que o caminho seja esse. Uma dica para saber quem são os sites que estão usando suas imagens além de blogs e sites gratuitos, seria usar o google da busca por imagens e digitar site:www.teusite.com e ver o resultado. Todos os resultados devem ser do teu site, se tiver alguma imagem resultada de outro site, esse é um meliante a se bloquear. Se for do blogger, blogspot ou wordpress a regra postada já basta mas se for de domínio próprio bastará acrescentar tal domínio.
    Mais uma vez obrigado

    Reply
  3. Marcio Melo

    Estou com problemas contra um plagiador frenético de meus posts e vou utilizar essa técnica e depois volto aqui para comentar o resultado

    Reply
  4. u sa

    Ola Gusleig, como então posso usar a informação que você coloca no seu site, Não me importo de ser você a receber as glorias e o dinheiro, o meu blog é novo e minusculo e o que eu pretendo e divulgar alguma das sua informação, pois outras são tão “informáticas” que não faço a minima ideia do que possa ser. Poderia reescrever os post e colocar as minhas fotografias, mas mais uma vez não é isso que pretendo pois o crédito é seu. Vi que só os créditos não são suficientes o que devo fazer?
    Adoro o seu espaço, acho-o muito bem feito e com uma qualidade fora do normal, alem dos seus post serem claros.  
     

    Reply
    1. Gus

      escreva um pequeno texto seu e coloque o link para o artigo original.

      Em 18 de maio de 2011 08:13, Disqus
      escreveu:

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *