Baixe Karaoke Gratis no Windows e Mac, CDG ou UltraStar?

By | janeiro 14, 2010

Passei um bom tempo essa semana testando alguns aplicativos de Karaoke disponíveis para Mac OS X e também Windows. É claro que procurei na internet por programas grátis sem custo pois acredito que sempre existe uma maneira legal e sem ser pirata de fazer as coisas.

O que eu pude verificar é que existem dois padrões de karaoke disponíveis, o UltraStar Deluxe que já até ecrevi aqui, e também os tocadores que utilizam o padrão de arquivos CDG, mais comuns e que funcionam nos aparelhos de DVD vendidos por ai. Analisei os dois e então o leitor poderá decidir qual que acha melhor pois ambos tem pontos positivos e negativos.

UltraStar Deluxe

Ultrastar Deluxe Project singing

O UltraStar Deluxe é com certeza o karaoke mais bonito que existe, com a interface mais arrojada que mostra capa dos albuns da sua biblioteca, e também porque toca vídeo (caso você tenha a arquivo de música em conjunto com o vídeo tipo AVI). Além disso o UltraStar funciona como o Rock Band que dá a nota conforme seu desempenho cantando.

Quando você baixa o UltraStar Deluxe ele vem com algumas músicas desconhecidas para demonstração. Não sei como comprar novas músicas para ele mas se você procurar em sites torrents como o piratebay por ultrastar vai encontrar muita coisa disponível.

Os arquivos utilizados pelo UltraStar são do tipo avi (vídeo) ou mp3 (música), jpg (capa do album) e a letra vem em txt (texto puro). Pode vir somente os arquivos de mp3 e txt para poder funcionar.

Instalar novas músicas no UltraStar é fácil porém não muito óbvio. Jogue os arquivos na pasta “Songs”.

ultrastar show package contents

No Mac OS X você tem que ir até a pasta de Aplicativos procurar o UltraStar, clicar com o botão direito do mouse em cima dele para escolher a opção mostra conteúdo do pacote (show package contents). Depois navegue para a pasta Contents -> Resources -> Songs.

Acredito que no Windows seja mais fácil de encontrar.

Resumo do UltraStar

Gostei: Interface, sistema de notas para a performance do cantor. Tem versões para Mac, Windows e Linux.
Não gostei: Geralmente as músicas vem com o próprio cantor original cantando e não dá pra tirar, ou seja não é um Karaoke profissional.

Karaoke com Arquivos CDG

Existem centenas de programas que utilizam o padrão CDG de Karaoke. É o mais comum do mercado e também pode ser utilizado nos aparelhos de DVD compatíveis com o sistema. Ainda estou escrevendo um tutorial de como gravar um CD+G de Karaoke neste formato.

Embora tenha a interface mais simples para o cantor, no formato CDG você encontra as músicas sem o vocalista da banda cantando, ou seja, somente você vai cantar, o que é muito mais interessante do que no conteúdo que geralmente você usa no UltraStar.

Free karaoke software, player and editor

KaraFun (Windows)

Para o Windows eu recomendo usar o KaraFun que é grátis e toca os arquivos KFN, KAR, CDG, KOK, LRC, AVI,MPEG.. Sua interface parece muito com o antigo WinAMP.

karaoke mac os x - kJams Lite

Kjam (Mac OS X)

No Mac OS X eu uso o Kjam Lite, que parece o iTunes. Ele é fácil de usar e basta arrastar o arquivo CDG para dentro dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *