Fazer algumas conversões de arquivos no Mac OS X não é tão fácil quanto no Windows, devido a falta de programas específicos, muitas vezes você precisa comprar um software dedicado a uma simples tarefa, e o que acaba acontecendo é recorrer a uma instalação do Windows para instalar um programa grátis que faça a mesma coisa.

Existem tipos de arquivo de audio, tais como o FLAC e APE, utilizados muito para backup, são formatos que guardam toda qualidade original do CD ao contrário de quando você usa mp3, onde muitas frequências são extirpadas na compactação das informações. E para quem coleciona música clássica, jazz, quer guardar em segurança seus CDs originais e tem uma aparelhagem de som que reproduz essa qualidade de audio, isso não é aceitável.

Quando você faz um backup de CD de audio, na maioria das vezes os programas criam dois arquivos, um no formato compactado de audio contendo todo o CD (FLAC ou APE) e outro com extensão CUE. O arquivo CUE apenas indica o nome das faixas e onde elas começam e terminam.

O problema acontece quando você quer retornar esse backup para o formato mp3 de arquivos individuais ou até gravar o conjunto de arquivos CUE+AUDIO para um CD.

No Mac OS X você encontra dois programas que quebram o galho muito bem.

O primeiro programa chama-se Max e converte entre qualquer formato APE para mp3, FLAC, WAV e vice-versa.

audio  ape File Conversion max os x-1

O CUE-Splitter separa o arquivão de audio em MP3 (tem que estar em MP3) em arquivos de músicas individuais baseado nas informações do CUE.

cue-splitter.jpg

Como o CUE-Splitter só aceita o formato Mp3, você pode primeiramente converter o arquivo APE ou FLAC original com o Max. O formato mp3 de destino do Max é configurável e você pode colocar a qualidade máxima.

Depois é só carregar os arquivos CUE e de audio no CUE-Splitter, clicar Split que ele separa perfeitamente o CD inteiro em arquivos individuais.

Tanto o Max e o CUE-Splitter são grátis para baixar.