Uma das coisas que mais gosto no Macbook é quando eu termino de usar basta fechar a tampa e ele dorme, não gasta bateria e fica pronto para quando eu quiser usar novamente, basta abrir e ele volta a vida. Os Macbooks são assim, você não precisa desliga-los, a maioria dos usuários novos no mundo Mac acham que tem que desligar o computador mas não, ele funciona otimamente bem por meses sem passar por uma reinicialização.

Essa semana meu Macbook teve insônia e não queria dormir mais. Eu fechava a tampa e nada, ficava quente gastando bateria, fui então investigar.

A primeira coisa que resolvi fazer foi uma manutenção geral no computador. Eu uso o excelente Onyx, um programa grátis que realiza todas as tarefas de manutenção, restauração de permissões de arquivos, limpeza de arquivos temporários, etc.

O Onyx demora alguns minutos para terminar o processo de manutenção e você tem que reinicializar seu Mac. Recomendo usar o Onyx uma vez por mês para deixar seu Mac redondo.

Embora eu tivesse bastante esperança que o Onyx resolvesse o problema de insônia do meu Macbook, não resolveu.

Parti então para pesquisar uma solução nos forums do pessoal que usa Mac. O que eu achei foi o seguinte:

Lista de Pontos Para Verificar Caso Seu Macbook Não Durma Mais

1. Fazer manutenção com o Onyx

2. Apagar os arquivos:

HD > Library > Preferences > SystemConfiguration > com.apple.AutoWake.plist e com.apple.PowerManagement.plist

User > Library > Preferences > com.apple.systemuiserver.plist

obs: Talvez o arquivo com.apple.AutoWake.plist não exista. Não tem problema, apague os outros. Depois reinicialize o computador.

5. Eliminar qualquer fila de impressão existente. Vá na parte de Preferências -> Impressoras e na sua impressora padrão entre na opção que mostra a fila de impressão. Elimine qualquer documento que tenha ficado preso ali.

4. Fazer reset do SMC (System Management Console) Existe uma página da Apple mostrando como fazer.

Depois que você tentar isso tudo, ainda pode dar uma olhada neste guia da Apple que mostra uma lista básica de itens que atrapalham o computador a entrar em repouso.

Se nada disso funcionar você pode utilizar o programa SmartSleep que coloca seu Macbook pra dormir no modo normal ou no modo Hibernate que gasta ainda menos bateria.

No meu caso, utilizei o Onyx e também apaguei os arquivos plist. Meu mac voltou a descansar e parou os problemas de insônia.