O Flickr já foi o maior site de compartilhamento de fotos da internet e não sei como anda sua popularidade hoje, porém, pagar 50 reais por ano para manter a conta se tornou caro demais quando comparamos os serviços alternativos que são grátis.

Além da interface antiquada do Flickr, parece que o serviço está, assim como o Yahoo, piorando exponencialmente sua qualidade. Para mim a gota d´água foi quando eu fiz a renovação da conta e por um erro do servidor de pagamentos, paguei duas vezes a anuidade. Nestes casos de problemas, que podem ocorrer, a solução é entrar em contato com o suporte, foi o que fiz, mas para minha surpresa, não recebi uma resposta sequer após mais de dois meses.

Pagar os caros 50 reais duas vezes sem ter qualquer resposta do suporte é inaceitável. Pior ainda é pagar por um serviço que você mal utiliza e mantém apenas porque você tem fotos demais lá.

A solução é baixar todas as fotos e migrar para outro serviço. O problema foi encontrar um jeito de não apenas baixar as fotos, mas também os álbuns, os marcadores, todas informações de organização que eu tinha no Flickr.

Pesquisando bastante na internet encontrei um programa grátis para Windows chamado Migratr que pode ser usado não só com o Flickr mas também com outros serviços como 23HQ, Gallery 2, Picasa Web, Phanfare, Photobucket, SmugMug, Zenfolio e Zooomr.

Para migrar suas fotos do Flickr para o Picasa Web, siga os passos abaixo:

1. Baixe e instale o Migratr.

2. Abra o Migratr e escolha Flickr como a fonte das fotos.

3. Faça a autenticação do Flickr no site e retorne para o Migratr. Na página do Flickr escolha a opção “If you arrived at this page because you specifically asked Migratr to connect to your Flickr account, click here:” Depois clique em “Next”.

4. Dentro do Migratr agora você verá um botão “Finish Authentication”. Clique nele.

5. Na janela a seguir clique no botão “import” para selecionar a pasta onde serão salvas as fotos do Flickr. Clique depois em “Continue to Exporting!”.

6. Escolha agora o serviço de destino, no caso é o Picasa Web. Clique em “Authenticate” para entrar com seu login e senha.

7. Na próxima página apenas clique no botão “Finish Authentication”.

8. No Step 6 você escolhe a pasta que baixou as fotos do Flickr no botão “Choose Folder”. Quando fizer isso vai ver na janela uma lista dos seus álbuns do Flickr para poder selecionar o que vai exportar. Note que você deve esperar baixar todas suas fotos antes de exportar para o Picasa.

9. Depois que terminar de baixar todas suas fotos, clique em “Start Export” para iniciar o processo de migração para o Picasa Web. Este processo pode demorar horas por isso o melhor é ir dormir e deixar o computador ligado durante a noite.

Observação: Quando eu fiz o processo de migração, tive um problema com o Migratr depois que ele terminou de baixar todas as fotos do Flickr. No caso tive que reiniciar o Migratr, autentiquei com o Flickr mas pulei a parte de importação diretamente para a autenticação com o Picasa e depois para o Step 6 onde apenas escolhi a pasta que tinha baixado as fotos do Flickr.

Links Úteis:

Baixar Migratr

Site Oficial Migratr