Participei na ultima quinta-feira dia 15 do evento “AdSense na sua cidade” do Google no Rio de Janeiro, o AdSense pra quem não sabe é o programa de publicidade do Google onde o participante pode disponibilizar espaços de anúncios em seu site na internet. O sistema do Adsense preenche os anúncios criados pelas empresas anunciantes de forma dinâmica, de acordo com o conteúdo da sua página. Quando alguém clica ali você ganha dinheiro e tem muita gente que vive disso pois se um site tem muito tráfego, isso gera uma boa receita.

Esperava mais do evento, o anúncio de alguma novidade, integração do adsense nas redes sociais, até do Google Plus mesmo pois o Facebook não permite isso, mas não houve grandes surpresas. Eu fico pensando se o problema foi com a equipe do Adsense Brasil que não soube fazer ali algo diferente ou se o Google não tem nada diferente mesmo do que vem apresentando há anos.

Na primeira apresentação foi mostrado o básico do adsense, algo que acredito que todos ali já sabiam de cor e saltiado, tudo de forma rápida, os palestrantes paravam no meio para responder perguntas e as vezes isso cansava e atrapalhava a linha da apresentação pois ficava ali uns 5 minutos respondendo alguém quando poderiam fazer isso no final. Se fosse apenas isso o problema. A maior questão era o conteúdo da palestra, uma grande ironia quando o adsense exige dos sites participantes um bom conteúdo para exibir seus anúncios. Estávamos ali diante de pessoas que pareciam se orgulhar até demais de trabalhar para a empresa, mas não traziam nenhuma novidade.

Quando chegou a hora da apresentação do DFP Small Business, uma dos maiores investimentos do Google ao comprar do Double Click por mais de 2 Bilhões de dólares, o apresentador de tão orgulhoso da ferramenta, que na minha opinião é bastante confusa de usar, a comparou com uma Ferrari e disse que era tão boa que o Google deveria cobrar por ela. Será mesmo?

Quando perguntou quem a usava ali na sala, quase ninguém levantou a mão. Uma pessoa perguntou se a área de “pedidos” do site era pra quem pede pra comprar um anúncio quando na verdade os nomes empregados na ferramenta para descreve suas seções levam o usuário a uma enorme dificuldade de usar a ferramenta.

Seria o retrato atual da situação do Google diante da ameaça criada pelo Facebook?

Dizem que o Google está se tornando uma empresa apenas de publicidade deixando de ser uma de tecnologia de ponta, o que é bastante triste pelo menos para mim que sempre apreciei sua linha de idéias e produtos. E hoje parece que o Facebook é a empresa do momento. O problema é que isso parece ser verdade quando vemos que o Facebook está ganhando mais atenção dos anunciantes, consequentemente mais dinheiro está fluindo para anunciar numa rede social do que na internet aberta. Ruim para o Google e também para quem tem rentabilidade com seus sites e blogs. O Facebook hoje não rentabiliza quem produz conteúdo na sua rede, e se isso mudar talvez ainda atraia mais gente que vem perdendo ganhos com o adsense.

O fato é que saí do evento me perguntando qual seria o futuro da empresa que não consegue engatar sua rede social Google Plus, sua resposta tardia ao efeito Facebook, e também não consegue mais atrair a paixão dos seus usuários. O Google tem excelente produtos, compõe uma camada da internet que hoje foi dividida pelas redes sociais.

É como se a rede social fosse um shopping center,as pessoas lá comprando e o Google estivesse apenas no mundo de fora. O Google não está conseguindo um jeito de participar da festa das redes sociais. Será que isso vai mudar? O tempo dirá.