Com a indústria brasileira tendo seu pior resultado desde 2009, percebemos que em muitos setores da economia as vendas estão estagnadas ou em declínio, parte pelo diminuição no ritmo de vendas, parte também pelo medo de novos investimentos num cenário político cheio de incertezas.

solutions-tem-image

Nós na CL Consult também sentimos o mercado desacelerado, porém vemos como uma oportunidade das empresas fazerem uma auto-reflexão dos seus próprios gastos correntes antes de cortarem em áreas essenciais para seu funcionamento como investimento em novas tecnologias e mercados.

Uma dica para estes gestores procurando ganhos em ano de crise é olhar para seus gastos de telecomunicações e procurar formas de otimizar e controlar suas contas. Nós da CL Consult pela experiência que temos, vemos que na maioria das faturas emitidas pelas operadoras de telefonia, sempre existe uma grande margem de cobrança indevida que pode ser contestada recuperada. Além disso vemos também uso indevido do próprio cliente de seus recursos.

Os motivos destas cobranças indevidas variam mas estranho que na maioria dos casos seja sempre para cima e não para baixo. Posso citar alguns motivos reais de problemas que encontramos em nossos clientes:

  1. Desconhecimento dos gestores da política tarifária do setor brasileiro de telecomunicações.
  2. Desconhecimento dos gestores dos valores tarifários em contratos firmados com as operadoras.
  3. Falta de valores tarifários em contratos firmados com as operadoras. Por incrível que pareça, isso acontece.
  4. Valores tarifários incompatíveis com o tamanho da empresa, ou seja, acima do praticado no mercado em clientes do mesmo porte.
  5. Contratação de planos incompatíveis com o perfil de uso da empresa. Por exemplo uma franquia de minutos que nunca é atingida.
  6. Falta de um processo interno inteligente de verificação das contas recebidas. Muitas vezes vemos clientes ainda utilizando o Excel para isso, o que é impraticável numa gestão de uma área tão complexa.
  7. Falta do controle de seus ativos de telecomunicações. Por exemplo os smartphones são itens caros e muito procurados no mercado, por isso as empresas tem cada vez mais problemas com furtos.

Nossa experiência é que uma gestão eficiente destes gastos pode representar uma redução de até 50% da conta de telecomunicações, sem perdas ou cortes de utilização em prol da empresa.

Algumas empresas que temos o orgulho de ter como clientes como a AES Eletropaulo, Sulamerica Seguros, CSN, TV Globo, Ambev, entre tantas outras, trabalham com reduções neste patamar. Para isso utilizam um serviço especializado de controle através do sistema de gestão unido com a experiência de uma equipe que conhece o funcionamento do setor de telefonia e telecomunicações.

A oportunidade de ganho é real e presente, basta o gestor ter a visão de que a área de telecomunicações é bastante complexa e desconhecida, além de ser bem difícil encontrar um perfil de profissional hoje no mercado que possa se dizer especialista na área.

Somente a união de um sistema de gestão de contas de telecomunicação com uma equipe experiente pode garantir o controle dos seus gastos. Nós da CL Consult teremos o prazer de ajudar a explorar esta visão caso essa oportunidade seja oferecida.

Oportunidades de Redução de Gastos em Ano de Crise