Quando Vai Ter Um Windows 11? O Windows 10 é o sistema operacional oficial da Microsoft para desktops, parte da família do Windows NT, que foi lançado em 29 de julho de 2015. Seu antecessor o Windows 8.1 não teve tanto sucesso assim porém a Microsoft investiu pesado na versão 10 e conseguiu recuperar sua imagem. Hoje o Windows 10 é o sistema operacional da maioria dos PCs do mundo.

Muita gente se pergunta se haverá um Windows 11 e quando seria seu lançamento. A verdade talvez não seja uma notícia tão boa assim.

Quando Vai Ter Um Windows 11?

windows-11

Leia: Como Deixar o Windows Mais Rápido

Indo direto ao assunto: Nunca haverá um Windows 11.

A Microsoft não tem programadores nem um time trabalhando em uma versão 11 do Windows. E isso não é nenhum segredo pois sistemas operacionais são bem complexos e requerem anos de preparo e testes. Seria impossível esconder tal informação pois teríamos algum desenvolvedor trabalhando no projeto e usuários de testes para trabalhar nas melhorias e bugs.

O que está acontecendo é que a Microsoft mudou sua estratégia para trabalhar em atualizações frequentes do Windows 10 e lançando grandes alterações ano a ano. Quando o suporte do Windows 7 e 8 terminarem, provavelmente a Microsoft terá apenas o “Windows” a disposição dos consumidores. Algo parecido com a estratégia da Apple com seu MacOS.

Essa estratégia de venda vem em encontro com o modelo adota no Office 365, o qual é vendido como serviço e o usuário final tem todas atualizações disponíveis dentro do preço. Quem sabe em breve veremos um Windows + Office sendo vendidos em conjunto.

Por isso esperar um Windows 11 é a mesma coisa que esperar um Office 400. É claro que a Microsoft pode mudar de ideia, alias ela ja fez isso antes com o Internet Explorer 6. O navegador da Microsoft na época seria a versão final porém começou a perder mercado e por isso foi lançada uma versão 7.

Com os fatos acima, é difícil esperar um Windows 11. O Windows 10 continuará reinando e provavelmente em breve teremos apenas o sistema operacional Windows.