O WordPress é o gerenciador de conteúdos mais popular na internet para sites e blogs. Para poder usa-lo você precisa de um servidor de hospedagem que permita a sua instalação e configuração.

Muitos servidores de hospedagem fazem a instalação do WordPress automaticamente pra você, porém se você tem alguma habilidade técnica, pode tentar fazer por você mesmo em um servidor próprio, criado no Google Cloud ou outros serviços como Amazon EC2, Azure ou Oracle Cloud.

A Google tem procurado tornar o uso da sua nuvem mais amigável, criando por exemplo uma instalação rápida de um servidor rodando o gerenciador de conteúdo no WordPress.

Porém, configurar Google Cloud Gmail SMTP no WordPress ainda é bem complicado e exige que o usuário percorra uma série de etapas, as vezes mal documentadas, um processo que o Google poderia e deveria automatizar.

Você pode ver o meu artigo sobre o passo-a-passo detalhado de como criar seu blog no WordPress ganhar dinheiro na internet, talvez dará uma luz nas escolhas básicas necessárias que pode fazer e evitar cair em armadilhas técnicas como essa.

Quando você contrata uma hospedagem gerenciada de WordPress, como a do excelente e barato Namecheap, não tem qualquer tipo de problema e não tem que quebrar a cabeça perdendo tempo com questões técnicas.

Esta é uma grande desvantagem de usar servidores próprios não gerenciados, você tem que instalar tudo, cuidar da segurança e qualquer problema relacionado ao seu servidor.

Quando você usa o WordPress em um servidor do Google Cloud, é necessário uma configuração especial para que o envio de email funcione corretamente. Vamos ver neste artigo como fazer isso.

Configurar Google Cloud Gmail SMTP no WordPress

Configurar Google Cloud Gmail SMTP no WordPress

Mostrei o passo a passo de como instalar o WordPress no Google Cloud, porém a configuração do email usando o SMTP do Gmail é um pouco mais complexa e necessita explicação adicional que vai neste artigo.

Requisitos Básicos Para usar Gmail SMTP no WordPress no Servidor do Google Cloud

Vamos ver o que precisamos como requisitos básicos para configurar nosso Gmail SMTP no WordPress com Google Cloud.

  • Conta do Gmail, comum ou Gsuite.
  • Conta no Google Cloud.
  • Servidor instalado rodando o WordPress.
  • Domínio registrado (seudominio.com) apontando para nosso site WordPress hospedado no Google Cloud.
  • Plugin WP Mail SMTP.
  • Criação de um App do Gmail com autorização de acesso.

Configurações do SMTP do Gmail no WordPress e Google Cloud

Para começar você deve instalar um plugin do WordPress chamado WP Mail SMTP. O plugin é grátis para as funções básicas e tem um preço para outras mais complexas.

Porém o básico atende bem ao que precisamos no WordPress dentro do Google Cloud que é poder usar um App do Gmail.

Depois que tiver o plugin instalado, precisamos então escolher como vamos enviar os emails, ou seja, qual servidor ou provedor de SMTP vamos usar. O WP Mail SMTP tem compatibilidade com diversos serviços.

  • PHP
  • SMTP.com
  • Pepipost.
  • Sendinblue.
  • Mailgun.
  • SendGrid.
  • Gmail.
  • Other SMTP (outros servidores comuns).

Se você já possui um servidor de SMTP para enviar seus emails, basta clicar na opção “Other SMTP” e configurar as opções de HOST, Criptografia, Porta SMTP métodos de autenticação, etc.

Porém se precisa usar o Gmail ai o processo é um pouco mais complicado.

A configuração do envio de email via Gmail SMTP não é das mais triviais, necessita um passo-a-passo detalhado o qual vamos ver aqui.

Limitações do Uso do SMTP do Gmail

Usar o Gmail como SMTP tem algumas limitações que precisamos saber, como por exemplo enviar apenas 500 emails em uma janela de 24 horas.

Caso você use o pacote empresarial G-Suite, (que tem um custo por usuário/mês) , o limite aumenta para 2000 emails em 24 horas.

Instalação do SMTP do Gmail Para WordPress

Para configurar o Gmail SMTP no Google Cloud é necessário:

  • Instalar o plugin WP mail SMTP no WordPress.
  • Criar um Google App.
  • Configurar o plugin WP mail SMTP para usar seu novo App do Gmail.

Configuração do Mailer no WordPress

Dentro do WP mail SMTP quando clicamos no Gmail como servidor de SMTP, temos que

preencher duas informações que só vamos ter quando criarmos nosso Google App.

Para conseguir o Client ID e o Client Secret, vamos precisar criar um Google App.

Anote esta informação do “Authorized redirect URI”, pois vamos precisar para configurar nosso Google App.

Criação do App do Gmail e Uso da API

  1. Faça login na sua conta do Gmail e acesse a página do Gmail App. Ative o uso da API.
  2. Se for questionado, selecione um projeto existente ou crie um novo.

3. Configure as opções que você vai usar na API do Gmail:

Para continuar clique na opção “Preciso de quais credenciais”. Uma janela será aberta para que você configure a tela de consentimento.

Na configuração da tela de consentimento, você verá duas opções. Para quem vai usar a própria conta de Gmail, use a opção “Externo”, para quem usa o Gsuite, escolha “Interno”.

Uma nova janela será aberta, aonde precisaremos preencher o nome da nossa aplicação. Pode ser qualquer nome que faça alguma lógica pra você.

Outro dado importante a ser preenchido é no campo “Domínio autorizado”. Não inclua o http ou https aqui, nos campos segintes você deve incluir o http ou https:

Clique em “Salvar” para continuar.

Voltando para a tela de credenciais, precisamos preencher aqui o seu domíno e também o campo de URIs autorizados a fazer chamadas para a nova API.

No primeiro campo “Origens Javascript autorizadas”, coloque apenas seu domínio, “https://seusite.com”.

No campo “URIs de redirecionamento autorizados”, coloque o valor que copiamos lá no plugin WP mail SMTP.

O atributo alt desta imagem está vazio

Quando clicar em “Salvar” você vai ver na tela duas informações importantes, o ID do cliente e a sua chave secreta de cliente.

Configuração Final no Plugin do WordPress

Com seu ID do cliente e Chave Secreta, agora podemos voltar a página de configuração do plugin WP mail SMTP para usar estes valores e finalizar nossa configuração.

Copie e cole de volta dentro das configurações do WP mail SMTP no WordPress, depois clique na opção “Allow plugin to send emails using your Google Account”.

Clique em “Save settings”.

Conclusões de Como Usar SMTP do Gmail no WordPress e Google Cloud

Existem duas opções para se criar um site ou blog com WordPress, usar uma hospedagem gerenciada ou criar um servidor próprio nos serviços de nuvem como Google, Azure ou Oracle.

Expliquei passo-a-passo como Criar um Blog no WordPress e Ganhar dinheiro, um guia que pode ser importante na hora de tais tomadas de decisão.

Quando optamos por uma hospedagem gerenciada do WordPress, tudo é mais fácil porém tem um preço associado.

Já quando vamos usar um servidor próprio, temos que cuidar de tudo, desde a instalação, configuração, segurança, problemas, etc.

Quando instalamos o WordPress é indispensável ter um servidor de SMTP funcionando no servidor para poder enviar mensagens de alerta, de recuperação de senha, de avisos aos usuários, etc.

No Google Cloud precisamos criar um App para usar o SMTP da conta do Gmail, o que signfica realizar algumas configurações técnicas, que só vamos fazer uma vez mas que são imprescindíveis para que nosso WordPress funcione corretamente.

O processo não é tão fácil e se uma pessoa não tem tanta habilidade técnica pode ter problemas, por isso deve pensar bem nas vantagens e desvantagens quando usar o WordPress no Google Cloud.