O serviço de hospedagem é um dos pontos chaves de sucesso de qualquer site na internet. Uma boa hospedagem dá ao seu site a velocidade necessária para ser bem sucedido na internet. Veremos neste artigo as melhores hospedagens de WordPress em 2020.

Existem muitas empresas na internet que oferecem hospedagem para WordPress, com diversos tipos de planos e opções. Existe desde opções grátis até bastante caras, por isso você deve saber qual serve bem o seu perfil e o seu tipo de negócio antes de escolher.

Pode ser também que você já tenha um site na internet e nem saiba qual serviço de hospedagem ele usa. Talvez isso explique o porque de seu site não receber tantas visitas ou se posicionar mal no índice de pesquisa do Google.

Para escolher um bom serviço de hospedagem você deve entender as suas diferenças e como elas podem afetar a performance do seu site. As melhores hospedagens de WordPress oferecem recursos de hardware suficientes para seu site poder ter uma ótima performance.

Melhores Hospedagens de WordPress em 2020

Melhores Hospedagens de WordPress em 2020

Veremos neste artigo uma listagem das melhores hospedagens de WordPress em 2020.

O Que Uma Boa Hospedagem deve Oferecer?

Um estudo do Google constatou que 53% dos visitantes que acessam um site através do celular, abandonam o site que demora mais que 3 segundos para carregar.

Além disso, no ranking de pesquisa do Google, a velocidade de um site é usada como fator diferencial para determinar qual posição ele fica. Ou seja, quando você pesquisa por algo na internet o Google privilegia os sites mais rápidos nas primeiras posições.

Além disso, se o seu site está lento, se você usa o Google Adsense, anúncios que pagam menos, de pior conteúdo serão oferecidos ao invés dos mais qualificados, que pagam mais.

Fatores técnicos como o TTFB (Time to First Byte), importam. O TTFB mede o quando responsivo é um servidor na internet. É o tempo de duração entre o cliente fazer uma requisição no navegador via HTTP até o primeiro byte recebido por ele. Ou seja, o tempo requerido até receber o primeiro byte, explicando melhor, a rapidez que você recebe dados quando navega até uma página na internet.

Por isso devemos sempre ser bastante criteriosos para analisar as melhores hospedagens de WordPress em 2020.

TTFB vs Tempo de Carregamento da Página

Não confunda TTFB com o tempo de carga de uma página, são medidas diferentes. O tempo de carregamento é o total de todo o processo envolvido ao acessar uma página, engloba o envio do requerimento, TTFB, baixando arquivos, etc.

Como Medir o TTFB

Existem muitas ferramentas na internet que mostram o TTFB, como o GTMetrix por exemplo. O site KeyCDN tem uma ferramenta ótima e objetiva que mostra o TTFB medido de diversos países porém não mostra a partir do Brasil ainda.

Qual a Medida Boa de TTFB

O Google recomenda um TTFB máximo de 200ms. As melhores hospedagens de WordPress devem entregar algo parecido.

Outros especialistas ainda dizem que até 400ms é aceitável.

Qualquer coisa acima de 500ms é considerado lento e vai afetar a experiência do usuário.

CDN (Content Delivery Network)

Outro fator importante é como as imagens e arquivos relacionados como CSS e javascript são servidos. O uso de CDN (Content Delivery Network) para este tipos de ativos do site são essenciais para uma boa performance.

Por isso, temos que ter critérios técnicos para avaliar na hora de escolher um servidor de hospedagem na internet. Os melhores hospedagens de WordPress oferecem CDN incluso no seu plano.

Existe muito gato por lebre por aí que podemos evitar elegendo uma lista do que acreditamos ser essencial a ser oferecido.

Características Importantes Para As Melhores hospedagens de WordPress

  • Velocidade de acesso TTFB (time to first byte)
  • Velocidade de disco para escrita e leitura (disco SSD)
  • Não ter restrição de espaço de armazenamento.
  • Sem limitação de CPU ou memória RAM.
  • CDN (Content Delivery Network). Alguns serviços de hospedagem oferecem o CDN grátis.

Como Medir a Velocidade do Seu Site?

Para medir a velocidade do seu site, existem diversos serviços grátis na internet. Um dos mais usados é o GTMetrix.

Usando o GTMetrix você insere a URL que deseja testar, e escolhe de onde no mundo o teste será feito. Ainda pode escolher se o teste será feito através de um celular.

Leia meu artigo que mostra alguns dos principais serviços de teste de velocidade para sites.

O seu site deve performar bem no GTMetrix. Este serviço ajuda você a identificar todos os gargalos que deixam a abertura do site mais lenta.

Verificar Disponibilidade do Domínio

Quando vamos criar um novo site ou blog usando o WordPress, a primeira coisa que temos que nos preocupar, caso não tenhamos feito ainda, é registrar o nome na internet.

Quando a internet foi criada, os domínios tinham poucas opções de sufixos, era .net, .com, .org, porém hoje em dia, existem diversas opções que podem ser mais apropriadas.

Sites brasileiros podem ainda ter o sufixo .com.br se quiserem, isso não é uma obrigação, você pode ter seu negócio em qualquer domínio, seja com sufixo .com .net, .shop, .tech. Opção é o que não falta.

Verificar Disponibilidade Domínios .com.br

Para domínios “.com.br” use sempre o serviço de registro oficial (registro.br).

Lá é aonde você vai obter seu domínio de forma rápida e segura, pois hoje em dia existem diverso golpistas no Brasil enviando boletos de cobrança de domínios com sufixos “.com.br”.

Para domínios “.com” e outras opções, recomendo usar o Namecheap ou então ver se o pacote de hospedagem que vai contratar oferece o registro grátis.

Verificar Disponibilidade de Domínios no Namecheap

O Namecheap é um dos mais baratos serviços de registro de domínio, certificados SSL e hospedagem que já conheci na internet. Eu pessoalmente uso para registro de todos meus domínios.

Note que as melhores hospedagens de WordPress oferecem em seus planos, o registro grátis do domínio por até um ano.

Quais os sufixos disponíveis?

.com, .blog, .net, .online, .press, .site, .world, .live, .me, .life. Entre muitos outros.

Cada sufixo tem um preço diferenciado que conta ainda com o nome que você vai escolher

O Namecheap está com uma promoção que permite comprar até 5 domínios por um ano com desconto de até 75%.

Use o cupom SITEBLOG20 para desconto no registro de domínios e hospedagem no Namecheap

Domínios .com e outros tipos no Bluehost:

O Bluehost permite registro de diversos tipos de domínios por preços atraentes.

Porém, se você for usar o serviço de hospedagem deles, geralmente o registro de domínio vem incluso, por isso atenção.

Diferentes Tipos de Hospedagem do WordPress

O WordPress é talvez a mais poderosa ferramenta de gerenciamento de conteúdo no mercado, ele oferece excelentes recursos de customização, de Search Engine Optimization e segurança que você pode precisar.

Além de todos esses recursos oferecidos, o WordPress conta com uma extensa comunidade de desenvolvedores, usuários e profissionais dedicados em melhorar ainda mais a plataforma open-source.

Leia meu artigo que mostra passo-a-passo como criar seu blog com WordPress e começar a ganhar dinheiro na internet.

Se você pretende usar o WordPress, deve saber que existem diferentes tipos de hospedagem disponíveis: Gerenciado, não-gerenciado e compartilhado. É importante saber diferenciar os recursos e nuances de cada um, identificando todas os pontos positivos e negativos.

Sabendo quais as diferenças nos modos de hospedagem, você poderá escolher o melhor tipo para o seu negócio. Vamos ver as melhores hospedagens de WordPress disponíveis em 2020.

Hospedagem Gerenciada de WordPress

man wearing black top using MacBook Pro

Hospedagem gerenciada do WordPress é um serviço que você pode contratar que cuida de toda parte técnica da instalação do seu site WordPress. É uma opção mais sofisticada e geralmente mais cara, porém oferece enormes vantagens em termos de velocidade, performance, segurança, suporte especializado, entre outras.

O gerenciamento do site WordPress está bastante automatizado porém não é algo ainda trivial, envolvendo diversas atividades, tais como configuração de servidor, backup do banco de dados, monitoramento de disponibilidade, otimização, entre outras que necessitam disponibilidade e conhecimento técnico.

Se o perfil de quem está buscando criar um site WordPress não é técnico, talvez a hospedagem gerenciada seja a melhor opção. A hospedagem gerenciada vai evitar que alguém encontre diversos problemas e entraves técnicos, que vão além da instalação do WordPress, passando pela otimização do servidor e páginas web para performance. Você contará com profissionais especializados em fazer o que há de melhor para que seu site funcione corretamente com performance disponibilidade.

Planos de Hospedagem para WordPress

A seguir veremos algumas recomendações para hospedagem gerenciada e não gerenciada do WordPress. As melhores hospedagens de WordPress geralmente oferecem os dois tipos.

Hospedagem Gerenciada do WordPress na WP Engine

O WP Engine reúne talvez os melhores recursos disponíveis no mercado para hospedagem gerenciada de um site WordPress. Com mais de 90k clientes em mais de 140 países, o WP Engine já ganhou diversos prêmios de excelência na gestão de sites WordPress.

Além da hospedagem gerenciada, o WP Engine conta com o StudioPress, uma ferramenta que oferece, incluído no preço, temas premium. Ainda permite criação e design de páginas web complexas para pessoas sem nenhum conhecimento técnico.

Diferenciais do WP Engine

Uma das melhores hospedagens de WordPress, todo plano do WP Engine oferece SSL, CDN (Content Delivery Network) e backups automáticos diários. Na parte de segurança, o WP Engine mantém o WordPress atualizado, protegido de vulnerabilidades, autenticação de duas etapas (2FA), mitigação de ataques DDoS, detecção e bloqueio e automático de ameaças.

Se tudo isso não for suficiente em até 60 dias, o WP Engine ainda oferece seu dinheiro de volta. Tempo suficiente para você testar e ver se os recursos correspondem ao que é prometido através de seu marketing.

O preço é cobrado mensalmente de forma fixa, sem cobranças inesperadas por serviços extras ou aumento de uso de recursos, o que é comum em ambientes como Google Cloud, Amazon, Azure e Oracle Cloud.

  • Implantação Rápida do seu Site/Blog – Com as ferramentas e framework de criação de sites do WP Engine, você tem acesso ao “Genesis Framework”, que contempla 35 temas premium do WordPress. Os temas premium é o que há de mais avançado no mercado em termos de velocidade, performance e otimização SEO de uma página web.
  • Fácil gerenciamento do site – Com uma gestão terceirizada dos problemas e manutenção do site WordPress, você pode se concentrar no seu negócio. Você terá o site rodando de forma otimizada, segura e com as últimas atualizações.

Use o cupom JULY3FREE para ganhar 3 meses grátis no WP Engine em planos anuais.

Hospedagem Gerenciada do WordPress no Namecheap Desconto de 99% no Primeiro Mês

É comum ler tais frases em todo anúncio de serviço de hospedagem do WordPress:

Somos os mais rápidos! Nada se compara ao nosso serviço!

A verdade é que todo serviço de hospedagem vai dizer que é mais rápido e tem mais performance. Como todos podem estar certos? As melhores hospedagens de WordPress oferecem os servidores mais rápidos por um preço menor, além de deixar você ter seu dinheiro de volta caso não se sinta satisfeito com os serviços.

A Namecheap é uma empresa que até pelo nome (cheap = barato) sempre foi a mais em conta no mercado. Eu mesmo sempre comprei domínios e certificados SSL com eles. Difícil encontrar preços melhores. Ainda não sabia que eles estavam oferecendo hospedagem gerenciada do WordPress.

Pois saiba que para mostrar que a hospedagem de WordPress deles era mais rápida que os concorrentes, a Namecheap conduziu um teste realizado por uma empresa terceirizada para provar que eles estavam certos.

Os resultados mostram que a Namecheap oferece o serviço de hospedagem gerenciada do WordPress mais rápido e barato do mercado.

Os preços acima não são tão realistas pois encontrei o plano do WP Engine por 22 dólares/mês, porém mesmo assim a Namecheap ainda é mais barata.

O plano com melhor custo/benefício, o EasyWP Turbo, por apenas $7,88 dólares/mês, tendo o primeiro mês grátis (usando o link abaixo), eles oferecem o seguinte:

  • Armazenamento de 50GB em SSD.
  • Tráfego de 200,000 visitantes/mês
  • Processamento 1.5x CPU
  • Memória RAM 1.5x.
  • CDN Grátis.
  • SSL Grátis.

Clicando no banner a seguir você ainda terá um desconto, obtendo o primeiro mês grátis.

EasyWP. It's time for the fastest WP host

O Namecheap é uma empresa séria, que uso pessoalmente de seus serviços e posso dizer que sempre que precise do suporte, eles foram excelentes.

Hospedagem de WordPress na Bluehost

A Bluehost é uma das maiores e mais antigas empresas mundiais de hospedagem de sites, hoje com mais de 2 milhões de clientes ativos.

Talvez pela sua seriedade, ela ainda consiga em 2020 se manter no mercado com preços bastante competitivos.

A Bluehost, assim como as melhores hospedagens de WordPress, oferece tanto hospedagem gerenciada como não gerenciada para WordPress. A diferença de preços é significativa, o interessante da hospedagem gerenciada é como a Bluehost conseguiu agregar recursos valiosos no seu plano.

Bluehost Hospedagem de WordPress Gerenciada

O plano com melhor custo/benefício é o ” target=”_blank” aria-label=”undefined (opens in a new tab)” rel=”noreferrer noopener”>”Grow” que custa $29 por mês.

  • Incluso o Jetpack Premium
  • Ferramentas de análise de negócios
  • Bluehost Ferramentas SEO 
  • Integração do Jetpack Ads
  • 10GB Video Compression
  • Suporte Especializado de WordPress “Blue Sky”

Todos os planos ainda incluem não ter limite de tráfego e armazenamento ilimitado em SSD.

Uma curiosidade é a disponibilização da ferramenta de SEO e análise de negócios, um grande diferencial que dá grande valor no plano da Bluehost. Uma ferramenta dessas pode custar bem caro quando comprada isoladamente.

De todos os serviços entre as melhores hospedagens de WordPress, a Bluehost é a única empresa que oferece uma ferramenta de marketing tão poderosa.

All-in-one Marketing Center

Bluehost Hospedagem WordPress Não Gerenciada

Esta opção, bem mais barata que a hospedagem gerenciada do WordPress, na Bluehost ainda consegue oferecer recursos com um preço bastante agressivo.

O plano não gerenciado com melhor custo benefício é o “Choice Plus” por $6,95/mês (cerca de R$40 reais por mês).

  • Websites ilimitados
  • Certificado SSL Grátis SSL
  • Armazenamento SSDO
  • Domínio grátis por 1 ano.
  • $200 para Marketing
  • CodeGuard Basic Backup

Todos esses planos oferecem instalação grátis do WordPress, um grande facilitador para quem está começando e não quer ter que investir muito na hospedagem gerenciada.

O Bluehost é uma hospedagem recomendada pelo próprio site oficial do WordPress, uma das melhores hospedagens de WordPress que você pode ter, o que mostra como eles não são uma empresa qualquer.

Hospedagem de WordPress em Português do Brasil

Em todas opções acima recomendei acima para os melhores hospedagens de WordPress, são serviços de fora do Brasil, e isso tem um motivo.

Os Estados Unidos ainda lideram o setor e suas empresas são as melhores do mercado, oferecendo o melhor preço, recursos e suporte.

Algumas empresas de fora já têm presença no Brasil, com sites em português e cobrança em real, é o caso por exemplo da Hostgator.

Hostgator Hospedagem WordPress 55% OFF

A empresa HostGator está com uma campanha com preços agressivos para hospedagem de sites com WordPress, oferecendo 55% de desconto.

No plano PRO, você paga apenas R$29,68 e pode ter até 10 sites do WordPress.

  • 1 ano de domínio grátis.
  • Até 10 sites do WordPress.
  • Tráfego de 250k visitas mensais.
  • 150Gb de armazenamento.
  • Conta de e-mail ilimitadas.
  • SSL incluso.
  • CDN (Content Delivery Network).
  • Backup diário automático.

O Hostgator pode ser uma boa opção para quem prefere pagar em real e não ficar dependente de flutuações de preços e suporte apenas em inglês.

O pacote do plano PRO oferece, assim como as melhores hospedagens de WordPress, tudo que você precisa para montar o seu primeiro site no WordPress.

Senti falta de armazenamento em SSD e alguma garantia de performance porém me parece bastante interessante a oferta de recursos contida neste plano.

Conclusões Sobre Serviços Hospedagem de WordPress

Uma das coisas que mais devemos ter cuidado ao se contratar serviço de hospedagem é verificar a garantia de performance mínima. Ter o seu site lento é a pior coisa que pode acontecer.

As empresas que oferecem as melhores hospedagens de WordPress unem o melhor serviço e suporte.

Os serviços que recomendei acima são de empresas conceituadas no mercado que tem bastante experiência e reputação.

O WP Engine oferece por exemplo até 60 dias de testes e devolução do dinheiro caso você não goste.

O Namecheap é uma empresa que sou pessoalmente cliente e posso garantir que sempre que precisei o suporte deles foi excelente em ajudar e sanar todas minhas dúvidas.

Se você ainda tem dúvidas, recomendo ler meu passo-a-passo de como criar seu primeiro blog no WordPress. Acredito que possa ajudar nas principais dúvidas que normalmente temos quando inciamos.

Se você curtiu esse artigo, por favor, dê um link e compartilhe, isso me ajuda nos custos de hospedagem e me incentiva a compartilhar aqui toda minha experiência.

Melhores Hospedagens de WordPress em 2020, Veja como Escolher Clique para Tuitar

Depois de ler este artigo sobre melhores hospedagens de WordPress, talvez você tenha mais clareza na hora de escolher qual vai contratar.

Você tem alguma pergunta sobre como escolher o melhor serviço de hospedagem para WordPress? Deixe um comentário abaixo!