Protegendo de Furtos e Recuperando Notebook de Ladrões

By | maio 19, 2008

Como preparar-se para um eventual roubo do seu notebook? Sabemos que não é nada fora do comum em nosso rico país. No aeroporto de São Paulo em Congonhas podemos perguntar para qualquer taxista que a história pode ser diferente mas com desfecho sempre igual, a perda de um item precioso contendo todas suas informações pessoais ou do trabalho.

Existem alguns procedimentos que podem ajudar. Pesquisei alguns serviços e programas que ajudam a rastrear o notebook, mas o principal é preparar a armadilha para que o bandido caia.

Nos Pcs não sei se é possível colocar senha de firmware como no Mac. Ela somente é solicitada no caso de que alguém tente dar boot por outro disco que não seja o HD principal, evitando assim que o HD seja formatado.

Ainda assim, você deve ter sempre uma conta do tipo “convidado” para que o bandido tenha acesso a inicialização do sistema, acessando a internet e pensando assim “como foi fácil usar este computador!”. Na verdade ele caiu na armadilha para que você possa usar os programas de rastreamento que mostro a seguir.

A lista de programas e serviços:

Existem alguns programas grátis e outros pagos, uns anualmente e também com taxa fixa. O Undercover para Mac é uma excelente opção de pagamento fixo, $50 (dólares pagos com cartão). Ele possui uma interface web para monitorar o seu computador.

O Lojack é um serviço anual que custa cerca de $50 dólares, funciona para Windows e Mac. Permite rastrear o computador via informações de rede enviadas para o servidor central do serviço.

Programas de monitoração:

Alguns programas enviam informação via email para você como a rede que o bandido usa para que com ajuda da polícia você consiga rastrear o notebook. Outras funções incluem apagar o conteúdo remotamente ou enviar mensagens para o bandido.

Nos casos da instalação destes programas de alarme a seguir, recomendo colocar senha de Firmware do seu Macbook porque senão o ladrão pode formatar seu notebook e o alarme não funcionará. Para colocar uma senha de firmware no seu Mac você deve usar o DVD de instalação do OS X e procurar pela aplicação “Firmware password utility”.

LocatePC (Windows): O LocatePC é inteiramente grátis e após instalação ele envia por email para você periodicamente as informações de rede do notebook, número IP e traceroute para um determinado site. Desta forma dá pra saber até a localização do bandido.

TheLaptopLock: (Windows), um programa grátis com servidor online. Funciona assim, (é claro que você tem que instalar antes), caso seu computador seja roubado, você acessa sua conta online e ativa as seguintes opções de alarmes:

  • Apagar arquivos (modo seguro de zerar o HD disponível)
  • Encriptar arquivos
  • Mostrar mensagem para o usuário
  • Executar um programa
  • Tocar um som
  • Visível ou não para o usuário.

iAlertU (Mac): Um alarme que utiliza o sensor de movimento do Mac. Caso seja ativado, envia email para um endereço pré-configurado contendo a foto da pessoa que utilizar o Mac na próxima vez.

LogMeIn: (Windows/Mac) O LogMeIn não é um programa especializado em rastreamento mas é um serviço gratuito de acesso remoto. Caso seu computador seja conectado na internet você poderia acessa-lo e tentar algum contato com o ladrão. Talvez ao menos apagar seus arquivos sigilosos.

3 thoughts on “Protegendo de Furtos e Recuperando Notebook de Ladrões

  1. Pingback: Programa Grátis Para Proteger Seu Notebook Contra Roubo » Gus SOS Brasil

  2. Osvaldo

    O problema destes programas é que depois de localizado o IP do bandido para se resgatar o notebook é preciso contratar um advogado para quebrar o sigilo com o provedor e obter o local onde está este IP e depois fazer a polícia ir até lá. Isto dá trabalho, leva tempo e não custa barato. No Brasil já tem uma empresa que faz este serviço cobrando uma taxa anual que custa muito menos que um seguro: http://www.notepolice.com.br

    Reply
  3. osarima

    Olá, o problema de todos estes programas é que depois de identificado o IP do ladrão é preciso contratar um advogado para quebrar o sigilo do local onde está este IP junto ao provedor e depois fazer a polícia ir até lá para recuperar o notebook, o que é trabalhoso toma tempo e custa caro, enfim inviável. Mas já tem no Brasil uma empresa que presta este serviço (que existe há anos nos Estados Unidos) com um custo muito menor que um seguro, veja: http://www.notepolice.com.br

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *