26 Melhores Plugins do WordPress – Eu Uso

By | março 5, 2010

wordpress logo metalicO WordPress é o software de gerenciamento de conteúdo da maioria dos blogs do planeta assim como deste humilde site. É grátis e fácil de instalar no seu domínio, basta ter um banco de dados MySQL e algum conhecimento de gerenciamento de sites.

Plugins do WordPress são ferramentas extras disponíveis na internet, específicas para melhorar o desempenho ou estética do seu blog. São tantos existentes que fica difícil saber qual usar, qual é o melhor ou até o que pode prejudicar o desempenho do seu blog, e acredite, a maioria só traz dor de cabeça mesmo.

Como eu já quebrei muito a minha testando plugins para WordPress, resolvi colocar aqui a lista atualizada dos plugins que eu uso com uma breve explicação da razão da minha escolha. Já escrevi uma lista com 10 plugins obrigatórios para nova instalação de WordPress mas sempre é bom atualizar.

Dos 26 plugins que listei verão que nenhum é de gerar estatísticas. O motivo é porque este tipo de plugin causa um prejuízo de performance pois a cada visita altera seu banco de dados. O ideal é usar estatísticas como o Google Analytics ou Sitemeter que armazenam os dados fora do seu servidor.

Plugins como o Popularity Contest que organizam uma lista dos seus artigos mais populares também são destruidores de desempenho e não recomendo para ninguém pois chegam a causar elevação do uso da CPU do servidor de tal forma que a empresa que hospeda o site acaba por paralizar o serviço. Por isso indico o Media Temple para hospedar seu site e poder controlar o uso de CPU.

Para quem quiser recomendo o artigo otimizando o wordpress e evitar problemas de CPU que escrevi sobre minha experiência no assunto.

Segurança

1. Akismet.

O Akismet protege seus comentários de spam, ele já vem com a instalação do WordPress e basta configurar uma chave de API do site wordpress.com para poder usar.

2. AskApache Password Protect.

O AskApache oferece diversos tipos de proteção aos arquivos do wordpress através de técnicas de permissão acesso do servidor de web Apache. Com ele, a parte de administração do seu blog ficará mais protegida, além de oferecer modo de proteção as imagens e conteúdo.

3. Bad Behavior.

O Bad Behavior trabalha para proteger seu blog de vários tipos ataques virtuais. Depois que o ativei tive bem menos invasões do tipo injeção de código, não sei se é coincidência mas como previnir é melhor do que remediar, deixei ele ativado. O problema é que com o Bad Behavior o plugin de Super Cache funciona no modo 50%.

4. WP Security Scan.

O WP Security Scan você usa poucas vezes mas ele faz uma análise se o seu blog wordpress está com as devidas permissões de acesso nas pastas entre outros pontos importantes de segurança. É bem prático e eficiente no que propõe.

4 thoughts on “26 Melhores Plugins do WordPress – Eu Uso

  1. Marli Delucca

    Você escreveu :
    Caso esteja escolhendo um servidor de hospedagem eu recomendo o Media Temple e se optar por colocar seu blog ou site lá, faça isso clicando no banner abaixo.

    É o aparece abaixo da sua frase é a imagem com link para a Innova Host.

    desculpe se a pergunta lhe parecer rídicula, mas são a mesma coisa, com nomes diferentes?

    Estou sim a procura de uma hospedagem, ando sofrendo com os “FREE” ; 000webhost, e o cphostia, uma página minha já é 10% da hospedagem, ai fica difícil, a não ser que você de umas dicas de como distribuir entre as opções free, as imagens, fotos, artigos, entre outros sites (flick, live spaces, etc) e tudo funcionando a mil no wordpress.

    Abraços

    Reply
    1. Gustavo Post author

      Ola Marli, ja consertei a figura do MT que estava com problema. Eu até hoje uso o Media Temple e recomendo, caso opte, você pode clicar agora no banner e fazer teu cadastro la. Obrigado!

      Reply
  2. Marli Delucca

    Oh God, my english is very bad, no international card..no pay-pal…

    Quer dizer Gus, que as dicas de hospedagem FREE não vão acontecer….

    Reply
  3. Gustavo Post author

    Marli, esse é um problema.. Os serviços de hospedagem nacionais não se equiparam com os de fora, nem em preço nem em qualidade. Se você realmente leva o negócio de escrever um site legal a sério, acho que não dá pra usar serviço de hospedagem free. Não se intimide com o inglês, use Google translator, você acaba por até aprender.. ja pensou?

    Se você quer hospedagem free, aconselho a usar o Blogger, você pode ter ainda seu domínio e redirecionar para lá. Não sei exatamente como fazer isso mas não deve ser complicado. Vou procurar maiores informações.

    Qualquer dúvida entre em contato.
    abs

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *