Muito interessante a discussão gerada sobre endereços da internet quando o Google escreveu um artigo recomendando os cuidados necessários para se criar uma URL (algo do tipo www.seunome.com/casa/da/mae/joana).

Acontece que hoje em dia cada vez mais ninguém liga para estes endereços. A maioria dos leigos na internet apenas seguem os links clicando, criando uma internet virtual dentro do que se conhece e tem acesso. Poucas pessoas se aventuram a navegar por páginas desconhecidas, quando o fazem seguem links, nunca o digitam.

Para minha mãe a internet se resume ao MSN. Para muitas pessoas apenas seu email e notícias.

Cada vez mais pesquisa-se no google por google.com.

Eu mesmo quando quero acessar um serviço, digito no google o nome e sigo o link. Não uso a barra de endereços quase nunca.

Com certeza estes links URL são mais uma daquelas coisas técnicas que cairão em desuso e talvez no futuro os navegadores nem os mostrem da forma que temos hoje. Cada vez mais estes endereços são organizados e armazenados em serviços como o delicious onde não precisamos nos lembrar deles.

Os usuários normais da internet sabem mais sobre ela do que nós que trabalhamos nisso pois estas pessoas a usam de uma forma diferente mais objetiva e semântica.