Se você pretende aumentar o tráfego de visitas a qualquer site na internet, deve saber como fazer uma pesquisa de palavras-chaves.

Não apenas um bom conteúdo faz um site ter um enorme número de visitas. Normalmente os bons sites ou blogs, além da divulgação em redes sociais e outros meios, os bons editores realizam um trabalho extenso de Search Engine Optimization, isso em conjunto com a otimização do conteúdo.

Para que um site tenha um bom tráfego, resultado de pesquisa orgânica no Google, é indispensável realizar um trabalho nas palavras chaves que originam este tráfego. As palavras chaves quando bem trabalhadas, podem ser chave no sucesso da tarefa de aumentar o tráfego.

Como Fazer Pesquisa de Palavras Chaves e Aumentar Trafego Para Seu Blog/Site em 2020

Table Of Contents

Aviso de Publicidade: Por favor note que alguns links abaixo redirecionam para sites afiliados, onde você compra o produto pelo mesmo preço e eu ganho uma comissão. Saiba que eu apenas recomendo produtos e serviços os quais eu conheço e já utilizei e por isso os apoio. Quando você clica em um link de afiliado você ajuda e incentiva a escrever neste blog artigos interessantes e grátis.

Quer Iniciar o Seu Blog (Do jeito Certo)?

Leia isto Como Iniciar Seu Blog (Agora).


O que é Pesquisa de Palavras Chaves (Definição)?

Hoje em dia, para qualquer site ou blog, o importante é estar bem posicionado no resultado de busca do Google. Quando uma pessoa vai ao Google e digita algumas palavras para pesquisar, o nome dado é pesquisa por palavra-chave.

Por exemplo: Você tem um site que responde perguntas comuns de usuários de dispositivos móveis como o iPhone. Alguém pesquisa no Google: “Como Reiniciar o iPhone XS”, e você tem um artigo que mostra o passo-a-passo de como fazer isso. Se você consegue identificar como colocar o seu artigo (a página direta ao seu artigo) no resultado da pesquisa que as pessoas fazem, sucesso.

No caso acima, nossas palavras chaves podem ser: 1. Como, 2. Reiniciar, 3. iPhone, 4. XS. Quatro palavras-chaves que, quando pesquisadas no Google, mostram uma lista de sites com provável resposta. Nosso objetivo é estar nesta lista de respostas.

Este simples exemplo mostra um caso de um artigo, porém o uso de palavras-chaves podem ir muito além disso. Quando temos um site, devemos procurar saber detalhes mais complexos sobre as palavras-chaves que podem definir nosso público alvo:

  • Quantas pessoas pesquisam aquelas palavras-chaves mensalmente?
  • Quais as palavras-chaves relacionadas a pesquisa principal, estas pessoas também buscam?
  • Quando escrevemos um artigo, quais palavras-chaves devem ser usadas para atender aquele público?
  • Quais outros sites competem por aquelas mesmas palavras-chaves?

Quando criamos um site ou blog pessoal, estas perguntas devem estar sempre respondidas e repensadas diariamente. Assim ao publicar qualquer conteúdo você saberá para quem ele será direcionado e com quais páginas concorrentes irá competir no resultado de busca do Google.

Por isso a pesquisa de palavras-chaves é essencial para qualquer publicação na internet.

Por que a pesquisa de Palavras Chaves é Importante no SEO do Site?

O Google tem uma ferramenta para mapear todos os sites na internet e os organizar, como em um índice de uma gigante biblioteca. Assim quem chega na sua ferramenta de busca, e digita google.com, consegue imediatamente acessar qualquer publicação rapidamente.

O nome desse direcionamento de tráfego é dado como orgânico, ou não pago. Claro que temos que ter como estratégia que nosso site obtenha tráfego orgânico, grátis, do nosso público alvo.

Por que falamos aqui do Google? Porque o Google hoje em 2020 é responsável por mapear 92% do tráfego orgânico na internet.

Este tráfego orgânico, quando busca algo no Google, quase nunca passa da primeira página do resultado de pesquisa. 95% do tráfego orgânico fica na primeira página.

Além disso, quase 50% dos cliques realizados são nos 3 primeiros links do resultado de busca no Google.

Qualquer pessoa que publica algo na internet deve estar atento ao que é chamado de “Search Engine Optimization”, em português, otimização para ferramenta de busca. A ferramenta de busca a qual nos referimos é o mapeamento do índice do Google.

Devemos procurar sempre conectar nossa publicação a nosso público alvo, temos neste desafio que, publicar algo interessante e otimizar para ferramenta de busca.

Ou seja, qualquer publicação deve ter nela uma otimização em determinados parâmetros que a fazem mais atraente para que o Google a enxergue de uma forma favorável em relação aos seus concorrentes.

Aqui vamos falar da questão das palavras-chaves, um dos fatores mais importantes para ranqueamento de um site no Google.

Como Escolher Suas Palavras Chaves Principais?

Escolhendo e plantando uma boa semente

Para ter sucesso com qualquer site ou blog na internet, é necessário ter uma estratégia em relação às suas palavras-chaves que seu público alvo estará pesquisando. Quais são as etapas para chegar na questão das palavras-chaves?

  1. Definir um nicho de operação. Por exemplo, vou escrever sobre iPhone e dispositivos Apple. Ou, vou escrever sobre receitas italianas. Isso vai definir o propósito do seu site.
  2. Iniciar um trabalho de pesquisa das palavras-chaves principais. Você deve definir quais palavras chaves principais definem o seu site.

As palavras chaves principais definem o seu nicho, o seu negócio, são as categorias que você atua, em um nível acima de assuntos particulares de cada artigo. Podemos ver por exemplo o meu site, vamos relacionar as palavras-chaves principais de atuação:

  • Blog;
  • WordPress;
  • Blog WordPress;
  • Blog Site;
  • Dicas de TI;
  • Analises de Notebooks;

A lista pode ser maior porém deve cobrir todo o assunto que o seu site irá falar sobre, eu não colocaria mais do que 10 itens nela.

Pense nos tópicos principais que você irá falar, em palavras chaves de até duas palavras cada, por exemplo “Blog WordPress” contém duas palavras e “Blog” apenas uma.

Mais do que isso e então a palavra-chave deixará de ser um tópico geral para entrar no quesito de palavra-chave comum.

Com suas palavras-chaves principais definidas, você agora pode seguir adiante na estratégia de pesquisa para seu site.

Importância de Palavras chaves de Cauda Média e Longa.

O que seria cauda média e longa de palavras-chaves?

Vou explicar ilustrando uma pesquisa com duas palavras chaves, “comprar carro” no Google:

Quando fazemos uma pesquisa com uma ou duas palavras chaves no Google, vamos encontrar resultados que competem com grandes concorrentes.

Vejam o caso de pesquisar “comprar carro”. Se você estivesse criando um novo site e fosse explorar estas palavras chaves, estaria concorrendo primeiramente com os anúncios caros, depois com palavras-chaves orgânicas também caras de competir.

Geralmente os sites grandes se encarregam de ocupar este espaço, por isso a estratégia de alguém sem muitos recursos financeiros ou que tenham projetos menores, deve ser explorar de forma diferentes as palavras chaves.

A estratégia aqui é pensar de forma diferente, não em palavras chaves de grande volume de pesquisas, mas que sejam mais específicas e tenham um volume menor que atenda seu público alvo.

Voltando ao exemplo da compra de carro, se estamos criando um novo site que fala de automóveis, ele dificilmente estará ranqueado em primeiro ou segundo lugar se você usar as palavras-chaves “comprar carro”.

A competição para estas palavras-chaves é enorme e necessitaria um esforço enorme para ganhar dos concorrentes que a disputam.

O que faremos então é focar em um maior número de palavras chaves, fazendo uma pesquisa mais complexa e detalhada.

Uma estatística: 50% das pesquisas feitas no Google tem mais de 4 palavras-chaves.

Ao invés de tentar competir pelo alto volume de pesquisas de duas palavras, um novo site na internet pode focar em ganhar mais vezes em pesquisas detalhadas, escrevendo mais artigos.

No nosso exemplo dos carros, uma pesquisa com melhor estratégia para iniciar seria: “Comprar ford focus na tijuca”.

Claro que ainda temos que analisar os resultados mostrados para esta pesquisa para saber com quem e como vamos competir. Mas o caminho é por ai, trabalhar com pesquisas mais complexas. Pessoas cada vez mais usam o Google para responder questões de alta complexidade, e é assim que podemos nos adaptar para ganhar este público.

Estas palavras-chaves de mais alta complexidade é que chamamos de cauda média ou longa.

O site SemRush que ajuda você a fazer pesquisas de palavras-chaves, criou uma imagem para mostrar como funciona este termo de tamanho de cauda para palavras-chaves.

What are Long Tail Keywords? pergunta - SEMrush Quick Links ...

No eixo Y temos o volume de pesquisas e no X a taxa de conversão para ganhar a competição pelo ranking do Google. Quanto mais palavras-chaves usamos, a taxa de conversão aumenta.

Palavras-chaves de cauda longa têm menos competição e trazem mais visitas que estão realmente interessadas naquilo que você está escrevendo.

Ao explorar estas palavras chaves mais complexas, são maiores as chances de você entregar para seus leitores a informação que eles procuram.

Mesmo que não exista tanta procura para aquele tema que você publicou, você esta atraindo seu público alvo e daí temos várias técnicas para criar a aderência daquele visitante, tal como:

  • Mostrar outros artigos interessantes que o visitante possa gostar e clicar.
  • Colocar dentro do artigo, links para outros artigos seus que expliquem ainda mais aquele tópico.
  • Criar um formulário para que o visitante se torne assinante. Criar uma lista de assinantes pode ser algo bem rentável para qualquer site.

Palavras-Chaves de Grande Volume de Tráfego e Pouca Competição.

Agora que sabemos como funcionam as palavras-chaves e o significado de cauda média e longa, podemos definir uma estratégia para poder também capturar as palavras-chaves de baixa competição e alto volume de tráfego.

O foco aqui será descobrir palavras-chaves com alto valor agregado, que tenham:

  • Alto volume de pesquisas no Google (subjetivo a cada negócio e tamanho de negócio);
  • Baixa competição.
  • Alta taxa de cliques.

Conseguindo descobrir palavras-chaves com estas características, as chances de se obter alto tráfego orgânico é grande, obtendo então o sucesso desejado.

Explicando melhor, o objetivo é encontrar palavras-chaves com alto volume de pesquisas que tenham poucas pessoas escrevendo sobre aquele tópico.

No caso de palavras-chaves de cauda longa, podemos estar falando de um volume de pesquisa de 1000 até 10000 por mês, o que pode não ser muito mas é mais certo de ter sucesso na competição.

Para encontrar estas palavras-chaves devemos fazer uma pesquisa mais apurada sobre nossos concorrentes e também os temas que vamos escrever.

Como Analisar Palavras Chaves de Sites Concorrentes.

Assim como quando vamos criar uma empresas, ao se criar um site devemos observar nossos concorrentes para ver como eles atuam e pelo que eles competem na briga do índice do Google.

Realize uma lista com cinco sites concorrentes, anote todas coisas positivas sobre eles que saltem aos seus olhos.

Veja o código fonte HTML do site concorrente e procure pela tag no header chamada “description”. Esta tag HTML vai conter a descrição que o site concorrente deseja ser associado e também pesquisado, ou seja, são as palavras-chaves principais que ele foca.

Repare no template ou tema do site concorrente. Um dos aspectos que mais influencia no site é como ele foi construído em termos de design.

a) Analise os 10 Resultados no Google Para uma Determinada Pesquisa

Esta é uma ação obrigatória que você precisa fazer toda vez que for incluir um novo conteúdo na internet. Pesquise no Google sobre o tema que vai publicar, com as palavras chaves que pretende usar na sua publicação.

Visite os 10 resultados para esta pesquisa, veja quem são os sites e como eles funcionam em termo de palavras-chaves.

Os resultados de pesquisas podem ter sites, artigos de blogs, vídeos e até páginas de produtos de uma loja.

No caso do resultado de testes de ser uma loja de uma grande marca, a competição será dura e talvez você tenha que mudar sua estratégia em relação a palavras-chaves.

Quanto mais resultados com grandes marcas tiverem no resultado de pesquisas de determinadas palavras-chaves, mais difícil será competir por aquele ranking. Por isso, é bom escolher suas batalhas, talvez algumas você terá que fazer um melhor trabalho para ganhar e outras nem tanto.

Com uma certa prática nesta rotina de pesquisa, você ficará mais atento ao que vai ou não funcionar na sua estratégia. Depois de algum tempo você saberá quais caminhos serão melhores de percorrer para atingir seu objetivo.

b) Analise Quantos Sites Existem que Competem com Você.

Saber quais os 10 melhores sites que você vai competir com determinadas palavras-chaves, definirá o tamanho do trabalho que terá que fazer.

Caso o seu tema seja algo popular e fácil de encontrar na internet, ainda existem maneiras de contornar a concorrência, encontrando buracos nas palavras-chaves dos seus concorrentes.

Alguém pode ter escrito sobre um carro que você vai escrever, porém não escreveu sobre determinado aspecto que você pode vir a preencher uma lacuna, ganhando a competição sobre aquele determinado assunto de forma mais detalhada.

Outra oportunidade a ser explorada é escrever ainda mais detalhes, um artigo mais completo e duas vezes maior que de seu concorrente. Os algoritmos do Google tendem a valorizar o melhor conteúdo.

Escreva bastante e escreva bem. Peça sempre para alguém ler seus artigos e faça revisões neles. É perfeitamente normal você publicar um artigo e depois complementa-lo ou consertar algo que ficou errado.

Outras técnicas que podem ajudar é utilizar artigos com autores convidados, melhorar o SEO dos seus artigos individuais, mas sempre tentar dar o melhor conteúdo para aquelas palavras-chaves.

O melhor SEO ainda é ter o melhor conteúdo.

O backlink é quando um outro site cria um link para o seu site. Se você cria um novo artigo, “Como Trocar o Pneu do Ford Ka”, e outro site menciona o seu link, isso dá força para que seu site tenha melhor performance nos índices do Google.

Quanto mais artigos interessantes e populares, mais comum que outro site crie um link com referência para você. Por isso, a quantidade de backlinks pode determinar o quanto um site é bem sucedido.

A quantidade de backlinks pode determinar o quanto um site é bem sucedido.

Uma maneira de explorar os backlinks e ainda obter uma análise completa de um site é usando a ferramenta SEMRUSH. O SEMRUSH permite explorar diversos aspectos sobre palavras-chaves e também outros aspectos como a quantidade de backlinks um site tem na internet.

Basta criar sua conta no SEMRUSH e fazer uma pesquisa com seu domínio ou de seu concorrente.

Outro aspecto importante sobre a análise de backlinks é identificar quem você poderia convidar a fazer um artigo de autor convidado no seu site. Se o seu concorrente tem diversos grandes sites com links para ele, um link dele para você será de grande ajuda. As vezes se unir é melhor do que competir.

Importante fazer uso desta ferramenta do SEMRUSH para pesquisar no seu próprio site e fazer uma análise profunda dos backlinks que você tem.

Pesquisa de Palavras Chaves Por Tempo e Região

Ganhar uma competição por palavras-chaves não é algo definitivo, ao contrário, muda conforme o tempo e também por região geográfica.

As palavras-chaves também não geram a mesma quantidade de pesquisas sempre. Podemos ter um conjunto que gere 10000 visitas mês agora e um tempo depois gere nenhuma. É o caso por exemplo de promoções da Black Friday que duram apenas um dia por ano.

Podemos ter outros exemplos de palavras-chaves que funcionem por temporada, como por exemplo “férias de verão”. Ou podemos ter pesquisas que se esgotem com o tempo, como por determinado modelo de celular.

Uma boa maneira de explorar a sazonalidade de palavras-chaves é usar o site Google Trends, totalmente grátis e com muita informação relevante para se encontrar um público alvo.

O Google Trends permite que você busque sobre um tema com quantas palavras chaves quiser, e ver quantas pesquisas foram feitas na linha do tempo.

Importante notar no Google Trends a sazonalidade de uma pesquisa, talvez focar em palavras-chaves que tenham boa procura durante todo o ano seja uma estratégia mais interessante quando possível.

Ainda é possível ver a popularidade das palavras-chaves por região geográfica, o que em vendas pode ser bastante útil na sua estratégia.

Outra informação super importante que o Google Trends fornece sobre as palavras-chaves são os assuntos relacionados e também consultas relacionadas.

Talvez usar as palavras-chaves relacionadas seja uma boa estratégia quando enfrentar um concorrente mais poderosos que você.

Todo este rico material está disponível grátis e online no Google Trends.

Entendendo a Intenção de Pesquisa dos Seus Leitores.

Quando pessoas utilizam o Google para pesquisar alguma coisa, nem sempre tem a mesma intenção. Pode parecer que é a mesma coisa porém existem significados diferentes, e saber identificar estes modos de pesquisa é importante para entender a cabeça do nosso público-alvo.

Por exemplo, você pode pesquisar twitter para acessar o site twitter.com, ou você pode pesquisar sobre um produto que pretende comprar. Ainda pesquisando este produto, você pode estar atrás de informação sobre o produto, comparar preços do mesmo produto em diferentes lojas ou pode querer apenas ser direcionado para uma loja oficial.

Podemos ter 4 tipos de busca no Google:

Pesquisa por uma informação, um guia, artigo de tutorial.

Este é um dos motivos mais populares de pesquisa na internet, e que mais interessam quem está buscando produzir conteúdo, seja por um blog ou um vídeo.

Por isso existem tantos vídeos explicando como fazer alguma coisa, como cozinhar, como consertar um carro, como criar seu primeiro blog.

Veja alguns artigos informacionais deste blog por exemplo:

Todos estes artigos ensinam alguma coisa para os leitores, por isso são categorizados como artigos informacionais. São excelentes para explorar palavras-chaves de cauda longa, mais complexas com 4 ou mais palavras.

Intenção de Navegação

Como havia falado, uma forma de pesquisa bem popular é quando pessoas não querem digitar o site e digitam apenas o nome dele no Google, clicando então no primeiro resultado que aparece.

Esse é também um hábito perigoso onde estelionatários aproveitam deste preguiça dos usuários, criam sites exatamente iguais aos originais e conseguem através do SEO colocar eles em primeiro lugar nas pesquisas.

Muita gente acessar os sites do Twitter, Facebook, Amazon e Instagram apenas fazendo uma pesquisa no Google. Quando o resultado aparece eles clicam no resultado.

Intenção de Realizar uma Compra

Esse é o modo em que pessoas querem encontrar algo no Google para comprar, provavelmente já tomaram sua decisão sobre o produto ou serviço e querem apenas ser direcionados para o site da loja.

Se você tem uma loja online, esta é talvez uma das mais importantes forma de pesquisa para seu site. Você terá um trabalho de pesquisa das palavras chaves que definem seu produto e também otimizar a página para que ela tenha um excelente SEO acima dos seus concorrentes.

Intenção de Fazer um Negócio

Quando uma pessoa quer comprar um produto ou serviço e ainda não se decidiu, ela vai ao Google pesquisar.

As palavras-chaves usadas são muito importante para quem tem um negócio e quer adquirir tráfego orgânico.

São exemplos de artigos de blog que ajudam pessoas a realizar um negócio futuro:

Se você quer criar um blog e fazer dinheiro com esse blog, este tipo de publicação é excelente pois agrega valor e permite que você direcione o público para diversos tipos de produtos, seja através de links afiliados ou de anúncios do Google Adsense.

Quais as Palavras Chaves o seu site está ranqueado?

Se você já possui um site ou blog na internet, deve procurar saber quais palavras chaves ele está posicionado. Uma das melhores ferramentas para isso é o Google Analytics, que é grátis e indispensável.

O Google Analytics permite que você veja diversas estatísticas do seu site, tenha uma visão completa de como visitantes chegam ao seu site, aonde eles chegam e porque eles vão embora.

Leia: Google Analytics e WordPress – Lista de Artigos Mais Lidos no Seu Blog

Para verificar dentro do Google Analytics as suas palavras-chaves orgânicas, que geram tráfego sem custo, vá em Aquisição, Campanhas, Palavras-chave orgâncias.

Outra ferramenta do Google que permite visualizar palavras-chaves é o Google Search Console.

Dentro da seção de “Desempenho”, você vai encontrar no dashboard principal lá embaixo, uma tabela contendo as principais palavras-chaves orgânicas que trouxeram público ao seu site.

No relatório você pode ver as palavras-chaves, a quantidade de cliques e também de visualizações de páginas.

Você pode ver sua posição no ranking do Google para cada palavra-chave, o que pode mostrar quais você precisa melhorar.

Ferramentas Grátis Para Realizar Pesquisas de Palavras Chaves

Agora que você sabe o que são as palavras-chaves e o porque da sua importância para seu site, podemos pensar em ferramentas para começar a por a mão na massa e colocar em prática, todas essas idéias.

Existem ferramentas na internet que ajudam a pesquisar e trabalhar as melhores palavras-chaves para seu site, para artigos e para observar seus concorrentes. Algumas são grátis mas a grande maioria não é, mas oferece um tempo de teste para você ver se ela vale o investimento.

Como estas ferramentas podem mudar de uma hora para outra, o melhor é sempre pesquisar no Google por “ferramentas grátis para pesquisa de palavras-chaves”, notem as palavras-chaves de cauda longa usadas aqui.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner (Planejador de palavra-chave), é uma excelente opção grátis para começar sua pesquisa de palavras grátis.

A ferramenta é integrada com o índice de pesquisa do Google, o que faz com que seja talvez uma das mais completas ao oferecer informação real do que é pesquisado na internet.

Algumas vantagens do Google Keyword Planner:

  • É grátis
  • Consegue mostrar palavras chaves relacionadas reais.
  • Mostra idéias para novas palavras-chaves.
  • Mostra o volume de tráfego para suas palavras-chaves.
  • Mostra dados históricos.
  • Deixa pesquisar na seu site por palavras chaves relacionadas.

Moz Chrome Extension

O site Moz oferece um serviço de marketing de palavras-chaves profissional com diversos recursos interessantes.

Um dos recursos mais legais e grátis é o plugin da sua barra de análise para o Google Chrome.

SEMRush

Falei do SEMRush durante este artigo mas deixei para detalhar melhor esta ferramenta nesta seção de forma mais completa.

O SEMRush oferece tantos recursos que se mostra obrigatória para qualquer site que publique conteúdo na internet. É uma ferramenta “tudo em um” de marketing o qual oferece os seguintes recursos:

  • Diversos relatórios analíticos;
  • Análise de palavras-chaves dos concorrentes;
  • Descoberta de concorrentes;
  • Monitorar sua posição nas pesquisas do Google;
  • Análise de concorrência para montar um orçamento de anúncios pagos;
  • Monitoramento de anúncios e “landing pages”;
  • Campanhas de anúncios localizadas;
  • Análise de anúncios dos concorrentes;
  • Visualizador de anúncios em diversos dispositivos;
  • Insights para seu público-alvo;
  • Análise profunda dos links;
  • Verificação de backlinks;
  • Palavras-chaves para SEO e campanhas de publicidade PPC (Pay per click);
  • Palavras-chaves relacionadas;
  • Dificuldade de palavra-chave;
  • Encontrar palavras-chaves com menos competição;
  • Informação sobre tráfego de outro site da concorrência e performance online;

O SEMRush não é barato, custa $99 dólares por mês no plano básico com opção de pagamento com desconto anual. Porém para profissionais que querem mesmo trabalhar com marketing na internet, o SEMRush pode ser uma ferramenta de diferencial.

Conclusões Sobre Pesquisa de Palavras-Chaves Para Entender Seu Público Alvo e Montar seu Conteúdo

Quem tem um site ou blog na internet deve estar atento a pesquisa de palavras-chaves caso queira aumentar o seu tráfego e ser melhor que seus concorrentes.

É claro que o maior diferencial de um site é seu conteúdo, é o melhor medidor de SEO (Search Engine Optimization) que se pode buscar.

Porém as técnicas de palavras-chaves devem complementar o trabalho de edição de conteúdo, pois o conteúdo com algumas modificações técnicas consegue melhorar o posicionamento do seu site na pesquisa do Google.

Ter o site na internet e atrair visitantes não é fácil e por isso você deve seguir algumas regras, como escolher seu nicho, conhecer seu público, escolher as melhores palavras-chaves para atender aquele público escolhido.

Acima de qualquer técnica de palavra-chave, você deve preparar o conteúdo adequado, algo que você tenha conhecimento e seu público queira ler.

Durante o processo de pesquisa de palavras-chaves, você descobrirá bastante sobre como você deve escrever o conteúdo e qual conteúdo será importante para atingir seu público.

As palavras-chaves mostram o que as pessoas estão pesquisando na internet, então você deve procurar escrever uma resposta para a pesquisa delas. A escolha de palavras-chaves é apenas um passo no processo de criação.

E escrever é a parte principal deste processo, é onde você terá o diferencial e pode realmente transformar e criar algo que agrade e responda as questões levantadas pelo seu público.