O vírus chamado de Rootkit se instala no computador de um jeito completamente invisível para abrir acesso irrestrito aos seus dados, por isso o nome “root” que vem do termo utilizado em acesso privilegiado nos sistemas Unix, com a palavra kit do software ou componente instalado.

O Rootkit para ser instalado no seu computador precisa explorar alguma vulnerabilidade do navegador tal como o Internet Explorer, e depois de instalado ele permite que o atacante acesse todos seus dados de forma invisível. O Rootkit pode ser também chamado de Malware mas é mais complicado do que este de ser detectado por anti-vírus comuns do mercado.

kaspersky anti virus

Para quem tem o computador realmente infectado, uma boa solução é baixar o CD de boot Disk Rescue 10 da Kaspersky. Mas você precisa de um computador funcionando para poder gravar no CD o arquivo ISO que irá baixar.

Como Remover Rootkit do Computador?

Para detectar e remover um rootkit você precisa de um bom anti-vírus como o Kapersky, mas que é mais caro, ou então utilizar de ferramentas específicas para este típo de vírus. Vou listar aqui algumas ferramentas grátis que podem ser encontradas na internet.

1. RootkitRevealer: Uma avançada ferramenta de detecção para Windows XP (32-bit) e Windows Server 2003 (32-bit) que monta uma lista de discrepâncias encontradas no registro do sistema operacional assim como em outras bibliotecas do Windows. O RootkitRevealer é parte da própria Microsoft e está hospedado no site technet.

rootkitrevealer

Baixar Rootkit Revealer

2. TDSSKiller by Kaspersky: Criado pela empresa Kaspersky, mesma que desenvolve um dos melhores antivírus, o TDSSKiller encontra rootkits que nenhum outro programa pode encontrar como da família rootkit.win32.tdss e também do tipo bootkits (MBR).

TDSSKiller

Baixar TDSSKiller

3. Sophos Anti-Rootkit: Um dos mais avançados e completos programas de remoção de rootkit, o Sohos tem uma interface fácil e simples de usar. Ele tem a vantagem de ser grátis e ser compatível desde o Windows 2000, XP, Vista até com o Windows 7 e Server, inclusive plataformas 64-bits.

sopho antirootkit

Baixe Sophos Anti-Rootkit