Já havia escrito um artigo mostrando como conectar o seu Mac na internet com o celular através do bluetooth e também um outro explicando melhor o processo de configuração. Essa semana precisei acessar a internet via celular e pensei porque eu não poderia usar o cabo usb que veio com ele. Conectei o cabo no celular e em seguida no Mac, logo apareceu algo diferente que nunca tinha visto no Mac OS X Tiger (10.4), uma conexão de rede nova. Não sei se no Mac OS X Tiger isso funciona.

conexao rede mac k790 sony ericsson usb

Diferentemente da bluetooth, esta agora é uma interface de rede normal DHCP (pega o ip automaticamente) sem ter que ligar para número nenhum ou fazer qualquer configuração. O que você precisa fazer para conectar a internet, depois de conectar o celular no Mac, é nas configurações do seu celular ativar a internet via USB. É uma opção na parte de conexões dele, nada complicado de encontrar. Depois de ativar a internet se você retornar ao menu de configuração de rede do Mac verá que o IP foi configurado automaticamente e deve aparecer abaixo da caixa de opção de DHCP.

Porque usar o USB ao invés do bluetooth:

1) Você carrega o celular enquanto navega na internet.

2) A conexão via cabo USB seria mais rápida do que bluetooth. Não sei se isso é verdade mas o fato é que a internet via GPRS da Tim é lamentável e não permite sentir grande diferença.

3) Não precisa configurar a rede dial up (tipo conexão entre o celular e o Mac).

Portanto ligar via USB é bem mais fácil e deveria permitir uma internet mais veloz sem ter que usar o bluetooth. Pena é a velocidade do GPRS da Tim ser tão lenta. Bom deve ser usar internet 3G da Claro com o SonyEricsson K800. O meu k790 ainda patina na velocidade de conexão.

obs: Os meus testes foram realizados em Búzios no Rio de Janeiro.