Exposé:

Preferências do Sistema exposé e spaces

O Exposé é a control+alt+del do Mac serve para alternar entre janelas ativas, ver seu desktop e também widgets, porém muito mais poderoso como podem ver no vídeo acima. Para ativa-lo vá em “preferências do sistema” e clique em “Exposé e Spaces”. Escolha os “cantos de tela ativos”. Um canto de tela ativo é onde você coloca o cursor do mouse e ativa uma função do Exposé. A minha configuração é a seguinte:

Exposé e Spaces configuração

Isso significa por exemplo que ao colocar o cursor do mouse no canto esquerdo superior (cruzando a fronteira da minha tela), ativo o exposé para chamar todas as janelas abertas. E assim eu consigo alternar entre elas, como fazemos com o alt+tab do Windows. No Mac o alt+tab também funciona através do maçã+tab porém o exposé é muito melhor, funciona inclusive para copiar arquivos entre as janelas. Não há nada similar no Windows que funcione com a mesma eficiência.

Dashboard:

O Dashboard é onde ficam seus Widgets, pode e deve ser ativado também pelo Exposé. Os widgets de calculadora, previsão do tempo e tantas outras coisas úteis podem ser configurados quando você entrar no Dashboard e clicar no símbolo de (+) que fica no canto esquerdo inferior. Você pode encontrar e baixar muitos outros widgets na internet.