Sua Pasta Pessoal (Home)

mac home icon

Diferentemente do Windows onde você tem permissão pra gravar arquivos em qualquer lugar, no Mac tudo tem seu espaço reservado. Seus arquivos ficarão localizados na sua pasta “home” com seu nome, organizados dentro de sub-pastas para Mesa,Filmes, Músicas, Imagens e Documentos. Mesa é seu desktop.

Ejetar CD ou Pen Drive

Para ejetar um cd arraste o seu símbolo que deve estar na sua “mesa” (desktop) para o lixo. Só isso. Para pen drives ou outros dispositivos portáteis USB, você deve sempre ejetar através do Finder.

Instalar e Desinstalar Programas

Os novos programas para instalar no seu mac, que você compra ou baixa da internet, podem vir de duas maneiras, em um “pacote”, arquivos com extensão PKG ou então em imagem virtual, com extensão DMG. Os com extensão PKG você tem que clicar duas vezes para instalar.

mac utorrent dmg app

Já as imagens DMG você tem que montar elas clicando duas vezes no arquivo. A imagem aparece então no Finder, como você pode ver na figura acima, na parte da esquerda assim como discos externos, cds, dvds ou pen drives.

Clique na imagem montada para ver seu conteúdo, se lá estiver um arquivo do tipo “.app”, você deve arrasta-lo para a pasta Aplicativos. Pode também ser um arquivo do tipo “pkg” e neste caso clique duas vezes para instalar.

Depois você pode “desmontar” a imagem clicando no botão de ejetar.

Para desinstalar programas, nada mais fácil que arrastar o aplicativo para a lixeira. Veja logo mais o programa AppZapper que ajuda nesta tarefa.