VMware Fusion

Cria máquinas virtuais dentro do seu Mac, desta forma você pode por exemplo usar o Windows se tiver a necessidade especial de algum programa específico que só funcione nele. O VMware fusion também cria máquinas virtuais para você instalar distribuições Linux. Custa 80 dólares.

Amule.

Versão do popular Emule para Mac. O Emule é um programa para baixar arquivos na internet.

Transmission.

transmission mac logo

O transmission é o melhor client torrent para Mac. Uma versão do utorrent para Mac está quase pronta mas quando sair vai ter que provar que é melhor que o transmission.

Burn.

Burn mac dvd cd

Para gravar e copiar CDs/DVDs, audio, video e dados. É grátis. Uma alternativa paga é o Toast.

Coconut Battery.

Ótimo para monitorar a carga da sua bateria no caso de usar um Macbook.

Chamonix.

Para poder abrir arquivos de documentos tipo chm gerados no Windows. Chm é um formato parecido com PDF, utilizado em livros digitais e outros documentos.

Carbon Copy Cloner.

Carbon Copy Cloner

O Carbon Copy Cloner permite fazer backup do seu mac. Se você tiver um HD externo firewire pode até gerar um clone do seu HD e poder dar boot através dele. No Mac isso é moleza e muit útil quando você perde seu HD principal pois tem um backup imediato para trabalhar.

Growl.

growl mac

O Growl é um sistema de notificação em desktop para Mac. Tudo que acontece de eventos no Mac é mostrado através de um balão de mensagem que aparece no seu desktop. Depois que instalar ele, a maioria dos aplicativos mostra eventos em mini janelas no seu desktop. Muito elegante e útil.

Growl screenshot
(exemplo de notificação do Growl)

Onyx

OnyX mac options

O Onyx é um utilitário essencial para quem tem Mac. Ele realiza tarefas de manutenção do sistema operacional como verificar permissões de pastas e limpar cache.

AppZapper.

AppZapper - The uninstaller Apple forgot

No Mac, para desinstalar um programa basta arrastar o seu ícone da pasta aplicativos para a lixeira, porém se você quer ir além e apagar certas preferências e arquivos de configuração deixados por cada instalação, o AppZapper realiza com certeza uma desinstalação mais limpa. É um programa pago mas barato, custa 12.95 dólares, mas muito útil. Recomendo a compra.

Comprei ele através do pacote Macheist.