Aplicativos Básicos Para Instalar No Seu Mac:

Firefox

O Safari é o navegador da Apple, que eu gosto muito por ser rápido e eficiente, porém o Firefox é simplesmente o melhor do mercado por ser mais seguro e com mais opções de extensões que seus concorrentes.

Quicksilver.

O Quicksilver é um atalho via teclado para fazer qualquer coisa no Mac. Basta pressionar control+espaço para abrir sua interface e começar a digitar que o Quicksilver encontra músicas, contatos, aplicações e documentos a partir do que você escreve. Por exemplo, quero ligar para meu amigo João Silva, pressiono control+espaço e digito joão para o Quicksilver já localizar o contato e chamar o address book quando eu pressiono enter. Já estou então com o telefone do meu amigo na minha tela. A mesma coisa para muitas outras tarefas simples como iniciar programas, compactar arquivos e muitas coisas mais. Eu mesmo uso uns 10% do que o Quicksilver oferece.

Para mim o Quicksilver é uma ferramenta essecial.

Perian.

Perian - QuickTime components logo

Componentes básicos do Quicktime para reproduzir DivX, Flash, AVI, filmes com legendas, etc. Essencial.

VLC.

vlc videolan osx-0.9.2-equalizer

O VLC é um player de video completo, que também funciona em Windows e Linux. Perfeito para tocar filmes com legendas ou qualquer arquivo de vídeo ou audio. Além disso ele também serve para fazer streaming pela rede da sua placa de captura de tv ou de qualquer fonte de vídeo ou audio.

Adium.

Adium para mac

Programa para chat (bate-papo) com interface gráfica padrão Mac que funciona em diversos serviços como MSN, Google Talk, Yahoo, AOL e ICQ.

OpenOffice / NeoOffice / Microsoft Office 2008.

neoofficesample

Qualquer computador precisa de um pacote estilo “office”. Para Mac existem dois grátis, o OpenOffice já tem uma versão “aqua” beta e o NeoOffice é uma excelente opção. Se você tiver com grana pode comprar o Microsoft Office 2008.

Text Wrangler ou Smultron:

textwrangler_TextWrangler

O Text Wrangler é um poderoso editor de textos completo muito melhor com o que vem no Mac. Outra opção mais enxuta é o Smultron.

HandBreak.

Para “ripar” dvds no Mac. Converte um DVD para arquivos de vídeo no formato MPEG.

FFmpegX.

ffmpegX encoder mac

Um conversor de vários formatos de vídeos como DivX, XviD, MPEG, iPod, etc…

Ecto.

ecto screenshot

Melhor editor offline de blog que existe, isto é, você escreve seus artigos sem estar conectado a internet. Nem a versão existente para Windows funciona tão bem quanto o Ecto para Mac. Com ele posso me preocupar em escrever e esquecer de todas outras complicações.

VMware Fusion.