Uma boa notícia para quem tem iPhone 3G e 3GS e perdeu seu GPS numa atualização de jailbreak e desbloqueio de operadora no iOS 4.1.

Há um tempo atrás esta operação que aplicava o baseband versão 6.15 do iPad no iPhone para permitir o desbloqueio de operadora acabava por fazer o GPS parar de funcionar. Muita gente fez mesmo assim a atualização pois precisava utilizar seu iPhone, e tinham esperança que futuramente uma nova atualização pudesse fazer o GPS voltar a funcionar. O tempo passou, tivemos o iPhone 4 e 4S e até eu cheguei a esquecer desta história, mas os hackers do iPhone não se esqueceram e na segunda feira dia 17/6 divulgaram sua nova ferramenta que faz a volta do baseband versão 6.15 para 5.13.04 que ainda permite o uso do ultrasn0w para desbloqueio de operadora.

baseband é o modem de comunicação do iPhone que permite as chamadas telefonicas

A nova versão da ferramenta de jailbreak Redsn0w 0.9.14 permite fazer este downgrade de baseband no seu iPhone.

1. Com o Redsn0w para fazer o Downgrade, utilize a opção “Extras->Select IPSW”

2. Entre agora na opção “Select IPSW” para selecionar o arquivo do iOS da sua versão. Você deve baixar o arquivo IPSW dos servidores da Apple. Tenho os links para algumas versões aqui no site basta procurar.

3. Desligue o iPhone normalmente.

4. Volte na tela inicial do Redsn0w e clique agora na opção “Jailbreak”. Seu iPhone deve estar desligado e conectado ao computador.

5. Escolha a opção “Downgrade from iPad baseband” (desmarque Cydia se você já tem o jailbreak) e prossiga com o jailbreak. O processo demora e pode tomar até 10 minutos.

Se o processo de desbloqueio para quem está na baseband 6.15 está resolvido, quem está em outra versão que possa ser atualizada para essa, pode fazer isso para depois fazer o downgrade e ir para a versão 5.13.04 e conseguir o desbloqueio.

Use a versão Windows no modo do usuário “Executar como Administrador”

Para quem precisa do ultrasn0w para desbloqueio de operadora, instale no Cydia e caso tenha problema na ativação e sinal de rede de telefone, reinstale o Mobile Substrate e também o ultrasn0w.

Veja como instalar o ultrasn0w no seu iPhone

Baixe o Redsn0w 0.9.14 Para Downgrade Baseband 6.15

Baixe o Redsn0w 0.9.14b1 (Windows)

Baixe o Redsn0w 0.9.14b1 (Mac OS X)

visite o site oficial do Dev-team para atualizações do redsn0w